
A Assembleia de Freguesia de Gualtar, em Braga, aprovou ontem, por unanimidade, a criação de uma Comissão de Acompanhamento na Área da Educação, na sequência de uma proposta apresentada pelo membro do CHEGA, Cristiano Nunes.
A nova Comissão terá como principal objetivo “acompanhar de forma permanente a realidade educativa da freguesia, com especial incidência na Escola EB2,3 de Gualtar, EB1 de Gualtar, Jardim de Infância, pavilhão escolar, espaços exteriores, recreios e campo de futebol da EB1, avaliando as atividades desenvolvidas, as condições das infraestruturas escolares e as necessidades da comunidade educativa”.
Entre as prioridades identificadas estão “a análise das condições de conforto térmico, nomeadamente o aquecimento das instalações durante o período de inverno, a avaliação do estado geral dos edifícios, a identificação de necessidades de obras e melhoramentos, bem como a auscultação de pais, alunos e docentes”.
A Comissão será composta por representantes de todos os partidos com assento na Assembleia de Freguesia, garantindo “uma abordagem plural e colaborativa”, e terá como missão “definir as suas prioridades e elaborar um plano de ação estruturado para o ano de 2026, incluindo recomendações e propostas concretas a apresentar às entidades competentes”.
Para Cristiano Nunes, “esta aprovação unânime demonstra que a educação é uma causa transversal e que, quando estão em causa as condições de aprendizagem das nossas crianças e jovens, a Assembleia sabe colocar os interesses da freguesia acima de qualquer divergência política”.
A Comissão iniciará os seus trabalhos de forma imediata, comprometendo-se “a apresentar relatórios periódicos à Assembleia de Freguesia, reforçando a transparência e o acompanhamento das políticas educativas locais”.


