Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
10.1 C
Braga
InícioAtualidadeBraga celebra protocolos com IPSS do concelho

Braga celebra protocolos com IPSS do concelho

© CM Braga

No âmbito do processo de transferência de competências para os municípios em matéria de ação social, a Câmara Municipal de Braga celebrou, esta segunda-feira, protocolos de cooperação com nove IPSS do concelho, tendo em vista a gestão, organização e funcionamento dos Serviços de Atendimento e Acompanhamento Social de Braga (SAAS).

O SAAS assegura, assim, o atendimento e acompanhamento social de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade e exclusão social, incluindo os beneficiários de RSI, e ainda o atendimento em situação de emergência social.

Na cerimónia de assinatura dos protocolos, o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, recordou que o processo de descentralização de competências na área social sofreu várias vicissitudes, assinalando aquilo que considerou ser “a falta de sensibilidade para tratar matérias como esta”.

“A área social merecia, claramente, uma optimização a vários níveis. Em relação a Braga, aquilo que este processo traz é o aproveitamento de algo que já vínhamos alimentando noutros contextos que é a relação de proximidade e acessibilidade que temos com estas instituições sociais”, sustentou o edil, que esteve acompanhado por Carla Sepúlveda, vereadora da Inovação e Coesão Social.

Informar, aconselhar e encaminhar para respostas, serviços ou prestações sociais, apoiar em situações de pobreza e exclusão social, contribuir para a aquisição e ou fortalecimento de competências, assegurar o acompanhamento social do percurso de inserção social, e mobilizar os recursos da comunidade adequados à autonomia pessoal, social e profissional são os objetivos do SAAS de Braga.

Os protocolos de cooperação para o funcionamento do SAAS Braga foram assinados com as seguintes instituições sociais: Associação de Pais e Amigos da Freguesia de Cunha; Associação Social, Cultural, Recreativa e Desportiva de Nogueiró; Associação Juvenil ‘A Bogalha’; Centro Comunitário de S. Martinho de Dume; Centro Cultural e Social de Santo Adrião; Colégio de S. Caetano, Delegação de Braga da Cruz Vermelha; Santa Casa da Misericórdia de Braga; Sempre a Crescer – Cooperativa de Solidariedade Social.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES