Quinta-feira, Julho 25, 2024
18.3 C
Braga
BragaBraga celebra Dia Mundial da Criança com mais 30 atividades gratuitas

Braga celebra Dia Mundial da Criança com mais 30 atividades gratuitas

© Malad’arte

O Mosteiro de Tibães, em Braga, vai transformar-se, nos dias 3 e 4 de junho, numa verdadeira “Terra do Nunca”, um lugar mágico onde a brincadeira, a aventura, a cultura e a pedagogia duram o dia todo para celebrar o Dia Mundial da Criança.

Assim serão os “Dias de Festa em Tibães”, uma iniciativa promovida pelo Município de Braga para comemorar o Dia Mundial da Criança sob o tema da sustentabilidade, da ecologia e do bem-estar.

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, durante a conferência de imprensa desta segunda-feira, disse que “os ‘Dias de Festa em Tibães’ são um programa para as famílias e para todas as gerações, dos bebés aos mais crescidos e aos maiores ainda, com muitas atividades para todos fruírem deste tesouro natural e arquitetónico de Braga”.

Ao longo de dois dias inteiros, celebra-se o Dia Mundial da Criança com muita música, teatro, novo circo, artes visuais, cinema de animação e jogos, entre outras atividades.

© CM Braga

Rodeadas pela natureza, pela biodiversidade e envolvidas pela riqueza do património arquitetónico do emblemático Mosteiro de Tibães, as crianças e famílias poderão desfrutar de um evento multidisciplinar com uma panóplia de ofertas.

A sensibilização ambiental faz-se também no que diz respeito à utilização dos transportes públicos, convidando-se a população a deslocar-se ao evento através da Linha 50 dos TUB: Conde Agrolongo – Mosteiro Tibães (Via Ruães).

Por outro lado, a AGERE irá disponibilizar no local vários bebedouros, sendo o público convidado a levar a sua garrafa que poderá ir enchendo ao longo do dia. Esta ação insere-se na campanha “Beba água da torneira”.

A ilustradora Fedra Santos recriou a biodiversidade da cerca de Tibães na imagem gráfica do evento.

Vasto programa com 16 horas e mais de 30 atividades de acesso livre 

Do vasto programa destaque para o espetáculo de novo circo “A Grande Circoonferência”, apresentado pela Associação Cultural Radar 360º, que vai decorrer no sábado e no domingo, pelas 11:30 e pelas 18:00, no Claustro do Refeitório.

Destaque também para as peças de teatro. A Associação Malad’arte irá apresentar a peça “Uma Aventura na Floresta”, com sessões no sábado e no domingo, pelas 10:30 e pelas 15:00, no Jardim dos Troncos. Por sua vez, a Academia De Teatro, Tin.bra, irá apresentar a peça “S.O.S. Terra”, com sessões nos dois dias pelas 11:00 e pelas 16:00 na Mina das Aveleiras.

A associação We Tum Tum irá promover o Workshop Percussão e Cerâmica “Crassh Style”, numa incitação para desmistificar a construção e execução da música, edificando de forma lúdica e informal experiências que permitem cultivar o corpo e a mente usando as peças de cerâmica e porcelana. As sessões irão decorrer pelas 10:00; 12:00; 14:30; 16:30 e 17:30 na Sala do Recibo ao longo dos dois dias.

Referência ainda para o Concerto “Pássaros e Cogumelos” de Joana Gama e para o Musical “Árvore Menina” com a We Tum Tum.

O Teatro e Marionetas de Mandrágora estarão em permanência no evento com o Percurso/Instalação “Viagem das Marionetas”. A exposição conta com áudioguias, bem como uma peça dedicada a pessoas com incapacidade visual. Convida-se o público a levar os seus auscultadores.

O evento tem entrada livre, com lotação limitada aos espaços, feita por ordem de chegada.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES