Segunda-feira, Fevereiro 26, 2024
10.1 C
Braga
InícioBragaBraga celebra Dia Mundial da Água com desafio para fechar a torneira...

Braga celebra Dia Mundial da Água com desafio para fechar a torneira durante uma hora

DR

Para assinalar o Dia Mundial da Água, a cidade de Braga promove, no dia 22 de março, a iniciativa “H2Off” com o desafio de fechar a torneira entre as 22:00 e as 23:00, num gesto deliberado e consciente.

A AGERE e a APDA estão a promover esta iniciativa, que irá realizar-se pelo terceiro ano consecutivo, pretendendo “motivar à mudança consciente de comportamentos sobre o uso correto e eficiente da água, incitando à proteção e preservação da mesma”.

Em comunicado, a AGER sublinha que “os recursos hídricos são fundamentais para a sobrevivência de todos os seres do planeta. O stress hídrico e a escassez de água estão na agenda política e social, constituindo uma ameaça para a humanidade, que se agravará à medida que o impacto das alterações climáticas e a ocorrência de eventos extremos se forem acentuando. Usar a água com inteligência e responsabilidade é uma necessidade imperativa, para a garantia de um futuro sustentável”.

“São muitos os sinais de alerta e os avisos deixados por especialistas de todo o mundo sobre as situações de tensão associadas à escassez de água. É fundamental alcançar-se um equilíbrio quanto à utilização que se faz deste recurso natural, tão necessário à ação humana, seja no consumo individual, na agricultura, na indústria ou na produção de energia. Os conflitos que resultam de disputas pelo controlo dos recursos hídricos são já uma realidade em diferentes pontos do globo, tendendo a agravar-se e a alastrar pelo mundo”, acrescenta a empresa municipal.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES