
Uma delegação de Braga da CDU visitou o Geração Tecla, projeto da Juventude da Cruz Vermelha que intervém com as crianças e jovens do Bairro de Santa Tecla.
Bárbara Barros, candidata à presidência da Câmara de Braga, João Baptista e Marcos Oliveira, candidatos à Assembleia Municipal, e João Melo, candidato à freguesia de São Victor, estiveram reunidos com a equipa responsável pelo projeto.
Financiado pelo programa Escolhas, do Alto Comissariado para as Migrações, o Geração Tecla intervém no concelho de Braga há vários anos, especialmente vocacionado para uma intervenção junto de crianças e jovens das comunidades de etnia cigana em idade escolar. Técnicos e voluntários servem de mediadores entre as comunidades e as escolas, apoiando o envolvimento e integração destas crianças e jovens na vida escolar.
Bárbara Barros destacou o “imprescindível trabalho realizado por projetos como este, que contribuem para a inclusão e a harmonização social no concelho, dando uma importante resposta na necessária criação de pontes entre a sociedade maioritária e as comunidades de etnia cigana”.
Para a candidata da CDU à Câmara Municipal de Braga, importa, ainda assim, “reforçar o apoio e acompanhamento deste tipo de trabalho, não fazendo depender totalmente esta responsabilidade das associações e instituições que se candidatam a estes projetos”, acrescentando que “a incerteza de financiamento entre candidaturas coloca em causa o acompanhamento destas comunidades”.