Sexta-feira, Maio 20, 2022
15 C
Braga
InícioBragaBraga: Capela de Guadalupe recebe a iniciativa "Botar das Almas"

Braga: Capela de Guadalupe recebe a iniciativa “Botar das Almas”

© Junta de São Victor

A Capela de Guadalupe, na Freguesia de São Victor, em Braga, acolhe, na próxima sexta-feira, 1 de abril, às 21:30, a iniciativa “Botar das Almas”, inserida na programação cultural da Procissão da Burrinha.

De acordo com a Autarquia local, o “Botar das Almas” era “um ato informal, cantado, que acontecia sobretudo nas aldeias, de forma a evocar a memória dos entes queridos falecidos. Era uma prática corrente no mês de novembro, chamado o Mês das Almas ou então por altura da Quaresma”.

A noite cultural inicia-se com o  Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” cantando às almas, no recinto exterior da Capela de Guadalupe, dando lugar a um segundo momento de “encomendar as almas”.

© Junta de São Victor

Também o Grupo Coral Porta Nova e o Grupo Coral de Guadalupe associam-se a este evento, recuperando “espirituais negros”, com forte mensagem bíblica, como “Go down Moses”ou “Freedom.

O Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” cantará várias músicas do cancioneiro minhoto inseridas na época da Quaresma, dando destaque às “Incelências” ou às “Misericórdias”.

O Grupo de Cantares “Mulheres do Minho” foi fundado em 1997, na cidade de Braga, por Ana Maria Azevedo, a partir da sua investigação no âmbito do mestrado em Cultura e Literatura Portuguesas área Popular, que resultou na tese “Os Cantares Polifónicos das Mulheres do Baixo Minho”.

O “Botar das Almas” é uma iniciativa que visa perpetuar tradições, associando a música polifónica ao património da Capela de Guadalupe, que está classificado como Imóvel de Interesse Público desde 2012.

O evento, inserido na programação cultural da Procissão da Burrinha, visa convidar todas as pessoas a assistir ao Cortejo Bíblico “Vós Sereis o Meu Povo”, que sai para as ruas no próximo dia 13 de abril.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS