Domingo, Setembro 19, 2021
18.2 C
Braga
InícioBragaBraga candidata ao Prémio Ação Transformativa para a Sustentabilidade

Braga candidata ao Prémio Ação Transformativa para a Sustentabilidade

CM Braga

O Município de Braga é candidato à edição de 2021 do Prémio Ação Transformativa para a Sustentabilidade (Transformative Action Award) com o projeto “Cuidar Braga”. Este prémio é dinamizado pela ICLEI – Local Governments for Sustainability, pelo País Basco e pela Cidade de Aalborg (Dinamarca), e apoiado pelo Comité das Regiões Europeu e pelo Banco Europeu de Investimento, sendo atribuído a uma cidade, região ou organização da sociedade civil, que promova a transformação sociocultural, socioeconómica e tecnológica de sua comunidade. Os finalistas serão anunciados no final do mês de Setembro.

O projeto “Cuidar Braga” define uma estratégia do Município de Braga para incentivar a valorização da agricultura e da silvicultura (biomassa) em substituição da sua queima.

Esta ação visa reduzir os incêndios florestais através da eliminação de resíduos agrícolas e florestais com maquinaria específicos (sem incêndio), reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa, melhorando a qualidade do ar e da água, a biodiversidade, a fertilidade protegendo a paisagem, reduzindo a erosão do solo e preservando a saúde dos ecossistemas.

Desde 2020 até à presente data (agosto 2021), foram realizados 72 serviços de trituração de biomassa (com dois equipamentos) 232,8 horas de trabalho, 139,68 toneladas produzidas de resíduos florestais e agrícolas que foram destinadas à adubação orgânica, evitando a emissão de 220,69 kg de CO2 na atmosfera.

O Município está a preparar uma segunda fase deste projeto com uma candidatura aprovada pelo EEA Grants, no valor de 234.892,48 euros para a implementação de um centro de biotrituração, aquisição de vários equipamentos (biotrituradores, tractor, grua…), acções de informação, criação de um micro site, material promocional (vídeos, newsletters), entre outros. Neste momento já foram identificadas as várias instituições parceiras e o projeto encontra-se na fase de contratação pública com procedimentos para a aquisição dos equipamentos.

O “Cuidar Braga” resultou numa redução de 40% nas queimadas em nove freguesias rurais, e será alargado a 37 freguesias do concelho.

O sucesso deste projeto assenta em dois pilares, sendo o primeiro um serviço gratuito e o segundo sendo acompanhado por campanhas de sensibilização com impacto na sociedade civil, com claros benefícios para o ambiente.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS