Quinta-feira, Março 28, 2024
11.7 C
Braga
spot_img
BragaBraga: “Cancro Pediátrico: um retrato” em exposição na Junta de São Victor
spot_img

Braga: “Cancro Pediátrico: um retrato” em exposição na Junta de São Victor

© Freguesia de São Victor

No âmbito da celebração do 10º aniversário de atividade e na evocação do “Dia Internacional da Criança com Cancro”, a Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro – NRN e a Junta de Freguesia de São Victor inauguraram, esta quarta-feira, a exposição “Cancro Pediátrico: um retrato”, da autoria do fotógrafo João Pena Rebelo, que pretende alertar a sociedade para o impacto deste diagnóstico na vida familiar.

O trabalho fotográfico em exposição pretende aliar a imagem às palavras, de forma a mostrar as vivências das famílias ao longo da jornada de uma doença com cerca de 400 novos casos por ano e uma taxa de cura que ronda os 80%.

No ato inaugural, Fátima Soeiro, coordenadora da Delegação de Braga, deu nota do “importante trabalho da Liga Portuguesa Contra o Cancro” e alertou para “a necessidade de melhores condições logísticas para atendimento aos doentes e aos seus familiares”, lembrando que “a Liga Portuguesa Contra o Cancro não pertence ao Serviço Nacional de Saúde, sendo uma instituição não-governamental, de solidariedade social e sem fins lucrativos, que não recebe qualquer subsídio por parte do Estado”. Por isso, num momento em que “a Delegação de Braga se debate por melhores condições físicas de atendimento aos doentes e aos seus familiares”, Fátima Soeiro reiterou o apelo de que a Liga Portuguesa Contra o Cancro “precisa muito do apoio da sociedade civil, nomeadamente das autarquias”.

Esta cerimónia contou, também, com a presença de Carla Sepúlveda, vereadora da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal de Braga, que enalteceu o trabalho realizado pela Delegação de Braga e reiterou a disponibilidade do Município para auxiliar a encontrar soluções que promovam a melhoria dos serviços da Delegação de Braga.

Por seu turno, Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de São Victor, contextualizou a exposição, que faz parte das iniciativas de sensibilização à comunidade, organizada num esforço conjunto pelos serviços de Pediatria do Centro de Referência de Oncologia Pediátrica do Norte, resultante da cooperação institucional entre o Instituto Português de Oncologia do Porto e o Centro Hospitalar e Universitário de São João. “A Freguesia de São Victor é sensível ao tema da doença oncológica, sabendo que afeta o doente mas também todos os familiares mais próximos. Por isso, importa sensibilizar a comunidade para que este tema entre na ordem do dia das agendas políticas, para que haja mais e melhores acessos aos cuidados de saúde”, disse.

A inauguração foi coroada com um “Porto de Honra”, promovido pela Escola Profitecla de Braga, promovendo um momento de convívio entre o público da exposição.

A mostra fotográfica está patente no Espaço Galeria da Junta de Freguesia de São Victor até 7 de março e pode ser visitada todos os dias úteis ou aos fins de semana sob marcação.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES