Quinta-feira, Abril 25, 2024
17.7 C
Braga
BragaBraga: Bloco de Esquerda quer estratégia para salvaguardar Quinta da Arcela em...

Braga: Bloco de Esquerda quer estratégia para salvaguardar Quinta da Arcela em Lamaçães

© Bloco de Esquerda

O Bloco de Esquerda promoveu, esta segunda-feira, um encontro na Escola EB 2/3 de Lamaçães, em Braga, sobre a Quinta da Arcela, com o intuito de ouvir os moradores da freguesia e demais munícipes interessados em delinear uma estratégia de atuação conjunta para salvaguardar aquele espaço verde único da cidade.

Com mais de quatro hectares, a Quinta da Arcela é um espaço verde arborizado que confina com a escola de Lamaçães e que se encontra em terreno público sob a tutela do Ministério das Finanças. Apesar da sua importância, o terreno da antiga estação agrária encontra-se esquecido e votado ao abandono.

Além de moradores da freguesia, estiveram no encontro representantes da Federação das Associações de Pais de Braga, da Associação de Pais da EB 2/3 de Lamaçães, do Agrupamento de Escolas D. Maria II, da Junta Freguesia de Nogueira, Fraião e Lamaçães e do movimento SOS Árvores de Braga.

“Foi unânime entre os participantes que tomaram a palavra, a necessidade de proteger aquele espaço verde, evitando mais construção numa zona da cidade com elevada densidade urbana. Uma intervenção minimalista no terreno permitiria converter o espaço num parque público, trazendo múltiplos benefícios aos moradores da freguesia e a todos os bracarenses”, referiu o Bloco de Esquerda.

Saientou ainda que os participantes defenderam “a existência de um espaço verde amplo no coração de Lamaçães para poderem usufruir de atividades ao ar livre. Foi identificada a falta de zonas verdes para as crianças brincarem, para passear animais de estimação, para a socialização e para a prática de exercício físico. Um parque público na Quinta da Arcela ajudaria a suprir as carências identificadas”.

Umas das decisões que saiu do encontro foi a de organizar uma plataforma cívica pela defesa da Quinta da Arcela enquanto parque público.

O Bloco de Esquerda acrescentou que “em dezembro passado, o Bloco de Esquerda interpelou o Governo na Assembleia da República sobre a Quinta da Arcela, sugerindo ao Ministério das Finanças a disponibilização do terreno ao Município de Braga na condição de este o converter num parque público. Até à data, o Bloco de Esquerda não obteve qualquer resposta do Governo e fará nova interpelação. Soube ainda pela comunicação social que o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, prefere que ali seja construído um quartel da GNR”, lamentou.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES