Segunda-feira, Junho 14, 2021
25.6 C
Braga
InícioBragaBraga: Bairro das Andorinhas vence candidatura ao programa "Bairros Saudáveis"

Braga: Bairro das Andorinhas vence candidatura ao programa “Bairros Saudáveis”

Bairro das Andorinhas

O Bairro das Andorinhas, em Braga, venceu a candidatura ao programa “Bairros Saudáveis” com o projeto “Ás – Andorinhas Saudáveis”.

O projeto “ÁS – Andorinhas Saudável” foi apresentado pela Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, tendo resultado de uma parceria com o ACES Braga, a Bragahabit e a Associação Ágora Bracarense. 

Segundo a direção da Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas, “o projeto ‘ÁS-Andorinhas Saudável’ é uma oportunidade de conferir uma dinâmica transformadora à ação da associação e ao próprio bairro para dar resposta às necessidades reais sentidas pelas pessoas que nele habitam, quer seja ao nível social como ao nível da saúde, melhorando significativamente as condições de vida das pessoas por via de atividades promotoras da cidadania, coesão social, hábitos de vida saudável, de combate ao insucesso escolar e isolamento social”.

No âmbito deste projeto, a Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas pretende, através da criação de um espaço comunitário denominado “Espaço AS”, desenvolver um conjunto de atividades e serviços com ações que visam a proteção da saúde e a promoção de estilos de vida saudável, a promoção da cidadania e coesão social, o combate ao insucesso e abandono escolar precoce, ao isolamento e a promoção do desenvolvimento pessoal. 

“Desta forma, será requalificado um espaço que servirá para apoio ao estudo e acesso a equipamentos informáticos por parte das crianças e jovens do bairro, no qual decorrerá também um programa de regulação socio-emocional, que será executado pela Associação Ágora Bracarense, e que visa contribuir para o desenvolvimento psicossocial, motivação escolar e capacidade de concentração das crianças”, informou a direção.

A Associação de Moradores do Bairro das Andorinhas explicou que trata-se de um projeto sustentado na intercooperação entre as entidades da comunidade e os serviços de saúde que responde às necessidades locais definidas no Plano Local de Saúde do ACES Braga, pelo que serão desenvolvidos “Programas de Saúde” nas áreas da alimentação, consumos abusivos de álcool e tabaco, e sexualidade, bem como ações de prevenção de doenças infeciosas, nomeadamente e em particular da Covid-19, concretizadas em estreita parceria com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) de Braga/Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC). O ACeS de Braga desenvolverá ainda ações de parentalidade positiva”.

“Será, ainda, executado um programa de promoção da atividade física para criar hábitos de caminhar, correr, ginástica ao ar livre, dança, e introduzir a prática de exercício nas rotinas dos seus habitantes”, acrescentou.

O projeto “ÁS – Andorinhas Saudáveis” irá decorrer até abril de 2022 e pretende “combater a exclusão social e isolamento em pessoas idosas e que vivem sós, estimulando o seu bem-estar físico e mental, a sua autonomia, participação social e estimulação cognitiva, pretende-se sinalizar e a avaliar as situações de isolamento, criando uma rotina de visitas/contactos, por uma equipa multidisciplinar, direcionada para atividades de saúde, ocupação, acompanhamento e aconselhamento psicossocial”.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS