Terça-feira, Agosto 9, 2022
20.3 C
Braga
InícioBragaBraga: Bairro das Andorinhas participa no Fórum Regional dos Bairros Saudáveis

Braga: Bairro das Andorinhas participa no Fórum Regional dos Bairros Saudáveis

© Projeto ÁS – Andorinhas Saudável

O Bairro das Andorinhas, em Braga, participou no passado dia 27 de junho no Fórum Regional dos Bairros Saudáveis do Norte, realizado no Porto, onde estiveram presentes 112 participantes de 67 projetos.

Neste fórum, que se realizou em formato de plenário e de grupos de trabalho, para permitir uma participação ativa de todos, esteve presente João Ricardo Silva, coordenador do Projeto Andorinhas Saudável que destacou positivamente neste encontro “a troca de experiências com outros projetos, divulgar o trabalho efetuado no Bairro das Andorinhas, conhecer outras realidades de diversos Bairros e de diferentes cidades. Foi sem dúvida um dia bastante enriquecedor para o nosso projeto e para as Andorinhas.

Em comunicado, o coordenador sublinha que “o dia foi de intensa atividade para todos, envolvendo trabalho de grupos e sessões plenárias, sempre muito participados. Os participantes aprovaram um conjunto de conclusões sobre o que já se conseguiu e o que é preciso para o futuro. Garantir mais tempo para fechar a presente edição e apelar ao Governo para que haja novas edições deste Programa fazem também parte das conclusões aprovadas”.

“Os vossos projetos fizeram muito com pouco”, afirmou a secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, que encerrou os trabalhos do Fórum Regional dos Bairros Saudáveis do Norte, elogiou, em nome do Governo, a inovação social e a criatividade dos projetos, visível na instalação “Mostra o que fazes”, construída com objetos representativos trazidos por cada projeto.

O Programa Bairros Saudáveis é um programa participativo, que visa a melhoria da qualidade de vida em territórios vulneráveis, e segundo a organização “estes encontros regionais servem para partilhar experiências, monitorizar o que já fizemos e propor medidas para o futuro”.

O Projeto ÁS – Andorinhas Saudável está no terreno no Bairro das Andorinhas desde Abril e já envolveu cerca de 300 moradores entre várias atividades promotoras de hábitos de vida saudável, bem estar, participação social e aumento da literacia em saúde.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS