Sexta-feira, Dezembro 3, 2021
10.1 C
Braga
InícioBragaBraga: Autarquia de Real, Dume e Semelhe denuncia cheiros provenientes da ETAR...

Braga: Autarquia de Real, Dume e Semelhe denuncia cheiros provenientes da ETAR de Frossos

AGERE

A União de Freguesias de Real, Dume e Semelhe, em Braga, denunciou esta terça-feira os “cheiros nauseabundos” que se fazem sentir nas últimas semanas, provenientes da ETAR da AGERE de Frossos. 

O Executivo referiu que “a população tem sofrido dos maus cheiros ao longo dos últimos dois anos, reduzindo a qualidade de vida dos seus habitantes” e que “o cheiro é tão forte que temos recebido queixas da população da zona da Volvo”.

A Junta de Freguesia de Merelim São Pedro e Frossos também tem reclamado, juntamente com a Autarquia de Real, Dume e Semelhe, tendo partilhado a resposta da AGERE relativa à reclamação dos odores provenientes da ETAR. 

A AGERE explicou que os odores são provocados pelas “intervenções de manutenção” e que “das referidas intervenções não resulta qualquer incumprimento dos valores legais estipulados para a descarga na Ribeira de Panóias”.

“Informamos que efetivamente esta instalação está a operar com limitações decorrentes da realização de intervenções de manutenção de elevada importância para a mesma. Contudo, das referidas intervenções não resulta qualquer incumprimento dos valores legais estipulados para a descarga na Ribeira de Panóias. No entanto, conjugadas com as acentuadas amplitudes térmicas que se têm verificado, este constrangimento contribuiu para o agravamento da propagação de mau cheiro na envolvente à ETAR. Sendo o tratamento feito em órgãos a céu aberto, ao amanhecer e entardecer, quando as temperaturas atmosféricas descem, regista-se uma transferência de calor do líquido para atmosfera, o que gera naturalmente um cheiro mais intenso que admitimos propagar-se com maior intensidade nas imediações, conforme direção da brisa ou vento”, respondeu a empresa municipal.

A AGERE refere, ainda, que as ações de manutenção estarão previstas para serem concluídas durante o mês de abril e que “se encontra em fase final de preparação o Concurso Público para a construção da nova ETAR de Braga” para aliviar a pressão ambiental sobre a Ribeira de Panóias.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS