Domingo, Outubro 17, 2021
20 C
Braga
InícioBragaBraga: Associação Centro Social e Cultural de Ferreiros celebrou 30 anos

Braga: Associação Centro Social e Cultural de Ferreiros celebrou 30 anos

© Associação Centro Social e Cultural de Ferreiros

A Associação Centro Social e Cultural de Ferreiros, em Braga, celebrou na passada sexta feira, 8 de outubro, os 30 anos da sua fundação.

Foi no dia 8 de outubro de 1991 que um conjunto de 4 sócios fundadores constituíram a associação e registaram os primeiros estatutos. Mais tarde, a mesma associação recebeu a menção de Instituição Particular de Solidariedade Social.

A cerimónia de celebração dos 30 anos foi singela e restrita, tendo em conta as limitações sanitárias em vigor, devido à Covid-19 e contou apenas com a presença dos colaboradores e dos membros dos órgãos sociais.

Na intervenção que fez, a presidente da Direção, Maria Elisa Fernandes, salientou que “se verificou, na década de 80/90, o nascimento de IPSS’s por todo o país, do qual esta, que hoje aqui nos reúne, não é exceção”. Aludindo aos fundadores, referiu que “perceberam o meio socioeconómico em que se encontravam, uma freguesia que crescia a olhos vistos, sobretudo fruto da urbanização e industrialização, que apelava também a um crescimento cada vez maior do sexo feminino no mundo do trabalho. Uma freguesia que chamava e cativava jovens famílias a sediarem-se, e que, para isso, muitas vezes longe das suas terras natal precisavam de retaguarda para fazer face aos competitivos horários de trabalho. Precisavam, portanto, de ter a quem confiar as suas crianças enquanto estavam fora”.

Mais referiu que “é útil lembrar que embora as IPSS sejam instituições sem fins lucrativos e o seu objetivo seja dar resposta a necessidades sociais, só funcionam com capital humano. O capital humano está hoje aqui reunido, para celebrar esta data. Este capital humano é sem dúvida a força motriz desta instituição que aos poucos foi crescendo, mudando de instalações, ampliando as valências e admitindo novos colaboradores”.

Esta IPSS serve diariamente mais de 200 crianças, nas respostas sociais de jardim de infância (AAAF), CATL, transporte escolar, refeições escolares, centro de estudos, e conta com a colaboração de 13 funcionários.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS