Segunda-feira, Abril 19, 2021
11.7 C
Braga
InícioBragaBraga associa-se ao Dia de São Patrício e ilumina Bom Jesus de...

Braga associa-se ao Dia de São Patrício e ilumina Bom Jesus de verde

CM Braga

A cidade de Braga vai associar-se ao Dia de São Patrício, padroeiro da Irlanda, e vai iluminar a verde o Bom Jesus do Monte, no dia 17 de março.

Esta iniciativa, da responsabilidade do Turismo do Porto e Norte, do Turismo de Portugal e do Turismo da Irlanda, realiza-se há onze anos e leva as celebrações do Dia de São Patrício a todos os cantos do mundo.

Na região vão iluminar-se o Bom Jesus do Monte, em Braga, a Torre dos Clérigos, no Porto, o Castelo de Bragança e a Ponte Pedonal Metálica sobre o Douro, no Peso da Régua.

O Turismo do Porto e Norte vai este ano associar-se à iniciativa, uma vez que “os irlandeses são um povo amigo da região”. “A Irlanda está no nosso top 10 dos mercados internacionais e em 2019 registou um crescimento de dormidas de 35,6%. Este ano, mais do que nunca, estas manifestações de amizade ajudam-nos a manter bem vivos os laços que nos unem”, diz Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte.

Das 19:00 às 00:00 do próximo dia 17, quatro dos espaços mais visitados da região vão participar na festa da “amiga” Irlanda, a que vão aderir também outras cidades do país, como Lisboa, Faro, Torres Vedras, Cascais ou Marvão, localidades próximas dos aeroportos que têm ligações diretas com Dublin e que “muitos turistas irlandeses têm trazido até ao nosso país”. “É um mercado com ligações históricas a Portugal, muito particularmente ao Norte, e que vem até ao nosso destino sobretudo para viagens de city break, cruzeiros ao longo do Douro, turismo religioso, ou para percorrerem os Caminhos de Santiago”, sublinha Luís Pedro Martins.

A Irlanda representa um mercado de perto de cinco milhões de habitantes e já ocupava, em 2019, o oitavo lugar no ranking dos mercados que procuram Portugal para fins turísticos. Nesse ano, foi responsável por 413,7 mil hóspedes e 1,8 milhões de dormidas, registando um crescimento do número de hóspedes perto dos 16%. Em 2019 registou-se 702,9 milhões de euros, tendo aumentado mais de 13% comparativamente com 2018.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS