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Braga assinala Dia Internacional da Cidade Educadora

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Braga assinalou hoje o Dia Internacional da Cidade Educadora como “incubadora” para a Educação no seu todo. A efeméride foi comemorada com base na temática instituída pela Rede Internacional das Cidades Educadoras que, no presente ano, incide na sistematização das respostas locais para mitigar os efeitos da crise provocada pela Covid-19 sob o lema “A Cidade Educadora não deixa ninguém para trás”.

Promoveu-se uma simbiose entre Escola, Cidadania e Coesão Social e, respeitando esta tríade, foi desenvolvida uma angariação de bens a partir da Rede de Bibliotecas Escolares. Foram recolhidos bens alimentares não perecíveis, livros e brinquedos que foram entregues por professores e alunos às instituições de solidariedade social REFOOD e Virar a Página (VAP), na Biblioteca da EB 2/3 André Soares. Os bens angariados serão entregues às famílias beneficiárias do apoio das referidas associações.

Carla Sepúlveda, vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, esteve presente neste momento de partilha, destacando que, com esta iniciativa, verifica-se a importância acrescida em fomentar uma pedagogia voltada para o social. “Aproveitamos a temática delineada pela Rede Internacional das Cidades Educadoras para, no efetivo, transmitir que a nossa cidade não deixa ninguém para trás. O facto de estarmos numa biblioteca escolar a entregar a algumas instituições de solidariedade social brinquedos, livros e bens alimentares doados pela nossa comunidade educativa é prova disso mesmo”, referiu a vereadora, salientando que a Rede de Bibliotecas Escolares do concelho “abraçou o desafio que lhes foi lançado pelo Município e envolveu-se naquele que consideramos ser um exercício de verdadeira cidadania”.

Para Carla Sepúlveda, esta prática e partilha “vem criar relações mais estreitas entre a Escola e a estrutura da cidade no seu todo e é nestas ações e na envolvência de todos que está a Cidade Educadora que realmente queremos”.

Esta iniciativa foi uma forma de promover o acto de cidadania a partir do espaço Escola, envolvendo toda a comunidade. A articulação entre a Rede de Bibliotecas Escolares e a prática da cidadania tem-se mostrado fundamental no espaço Escola para a transmissão de valores cívicos às crianças e jovens bracarenses. Nesta ação fica plasmada a mensagem de que “também é na rede de partilha entre os vários intervenientes da comunidade que está a verdadeira Cidade Educadora”.

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