Braga assinala as Jornadas Europeias do Património
Terça-feira , Outubro 20 2020 Periodicidade Diária nº 2610
Principal / Cultura / Braga assinala as Jornadas Europeias do Património

Braga assinala as Jornadas Europeias do Património

CMB

O Município de Braga vai assinalar as Jornadas Europeias do Património, que decorrem entre os dias 25 e 27 de setembro, com exposições online, um concerto de música erudita, visitas guiadas e livres, oficinas e atividades lúdico-pedagógicas demonstrativas da relação entre “Património e Educação”, o tema das jornadas deste ano.

Procurando assinalar a importância da relação entre Património e Educação, o Município de Braga vai procurar demonstrar a importância do património como uma das fontes essenciais para a dinamização de atividades educativas.

A partir dos arquivos fotográficos do Museu da Imagem, irá revelar-se um pouco da história das instituições educativas, dos edifícios, das salas de aula e da comunidade educativa bracarenses. A exposição online acontecerá na página facebook do Município de Braga.

As visitas guiadas a diversos espaços patrimoniais também se incluem no programa proposto. Durante todo o dia 25 de setembro será possível visitar a Domus da Escola Velha da Sé, a Fonte do Ídolo, as Termas Romanas do Alto da Cividade e os painéis azulejares do Convento do Pópulo. No domingo, dia 27, será possível perceber como decorria o quotidiano no palácio setecentista dos Biscainhos, com visitas guiadas promovidas pelo Museu dos Biscainhos.

Também no domingo, nos jardins do Museu dos Biscainhos, a associação “Cidade Curiosa” dinamizará com todos os interessados jogos de Gamão, Xadrez e Damas, aludindo à importância da dimensão lúdica na vida palaciana.

No sábado, dia 26, a Igreja de São Paulo, acolhe, às 21h30, o concerto “Revisitar o Barroco – Vivaldi e Telemann”, pela Orquestra de Cordas Dedilhadas do Minho que interpretará obras de referência daqueles compositores barrocos.

Tendo em consideração o cumprimento dos normativos de controlo da Covid-19, a participação nas iniciativas será limitada e sujeita a inscrição prévia ou entrada livre mediante as especificações e procedimentos definidos para cada espaço.

O programa das Jornadas Europeias do Património pode ser consultado aqui.