Domingo, Agosto 14, 2022
17.9 C
Braga
InícioBragaBraga assina acordo de geminação com cidade brasileira de Niterói

Braga assina acordo de geminação com cidade brasileira de Niterói

© CM Braga

O Município de Braga assinou um memorando de entendimento com vista à geminação com a cidade brasileira de Niterói, no Estado do Rio de Janeiro. O protocolo, estabelecido esta terça-feira através de videoconferência, baseia-se “nas fortes relações diplomáticas entre Portugal e Brasil”.

No documento, assinado por Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, e por Axel Schmidt Grael, prefeito de Niterói, é proposto que “as duas cidades realizem intercâmbios e cooperação em diferentes áreas como na ciência e tecnologia, economia e comércio, desporto, agricultura, saúde, educação, cultura, e turismo, promovendo assim a prosperidade e o desenvolvimento recíproco”. Nesta sessão participou ainda o Cônsul Geral de Portugal no Rio de Janeiro, João de Deus.

“Este é mais um passo na contínua afirmação internacional e de cooperação institucional que o Município de Braga tem vindo a realizar, com consequências muito positivas a nível político, económico, social e cultural. Este protocolo vai, também, incentivar o empreendedorismo jovem em diversos segmentos e estimular novas oportunidades de negócio com esta cidade do Estado do Rio de Janeiro”, referiu Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhando que esta ligação “vai identificar pontos de contacto para uma parceria que seja do interesse dos munícipes das duas cidades”.

O Município lembra ainda que, em 2014, “Braga assinou um acordo de geminação com a cidade do Rio de Janeiro, que abrange diversas áreas em que as duas cidades estão a cooperar, tais como na promoção económica, no turismo ou na vertente cultural”. O autarca bracarense sustentou que “este novo acordo com Niterói vem dar continuidade ao trabalho desenvolvido e reforçar ainda mais a cooperação institucional entre as entidades dos dois lados do Atlântico”.

“Temos uma comunidade bracarense muito significativa no Estado do Rio de Janeiro, assim como em Braga existe um grande número de cidadãos brasileiros. Nesse sentido, é de todo o interesse desenvolvermos iniciativas capazes de criar laços ainda mais fortes entre os dois países”, concluiu Ricardo Rio. O autarca aproveitou ainda esta sessão para recordar com saudade o antigo presidente da Casa do Minho do Rio de Janeiro, Agostinho dos Santos, que faleceu recentemente.

Braga e Niterói comprometem-se assim, a “estabelecer contactos constantes entre os seus líderes e os diversos departamentos municipais, de forma a viabilizar uma profícua cooperação, tendo em conta interesses comuns”.

Niterói é uma cidade do Estado do Rio de Janeiro, com cerca de 500 mil habitantes. É considerada uma das melhores cidades do Brasil para viver, trabalhar e investir, afirmando-se como o município com maiores índices de escolaridade no Brasil. “Com uma forte aposta na capacidade produtiva dos seus cidadãos e no seu potencial de negócios, como por exemplo na indústria naval, Niterói conquistou um espaço de destaque no panorama brasileiro”, referiu o presidente.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS