Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioBragaBraga apresenta plataforma +Cidadania para encarregados de educação

Braga apresenta plataforma +Cidadania para encarregados de educação

© CM Braga

O Município de Braga promoveu uma sessão de contextualização e apresentação da plataforma +Cidadania, direcionada para pais e encarregados de educação.

Na sua atuação educativa, a autarquia bracarense “prima pela promoção da igualdade de acesso a uma educação de qualidade e inovadora para combater e reduzir o abandono escolar precoce. É com esse propósito que, há seis anos coloca à disposição da comunidade educativa do concelho a plataforma digital +Cidadania”.

As sessões foram divididas entre os dias 1 e 2 de fevereiro. No primeiro dia, as atenções estiveram voltadas para a apresentação dos recursos direcionados para os alunos do 1º ciclo do Ensino Básico e, num segundo momento, apresentaram-se as atividades disponíveis para trabalhar os conteúdos da educação pré-escolar. Em ambas as sessões participaram 130 encarregados de educação do 1.º ciclo e 37 do ensino pré-escolar.

Na sessão de trabalho, a vereadora da Educação da Câmara Municipal de Braga, Carla Sepúlveda, referiu que “numa fase atípica e em que é pedido à comunidade escolar uma adaptação constante a esta nova realidade, professores, alunos e pais são confrontados com uma série de mutações nas metodologias de ensino. O digital entrou na escola e cimentou-se de forma a auxiliar no ensino e aprendizagem. Esta é uma ferramenta que, para além de promover uma transmissão de saber equitativa, em casa ou em sala de aula, também se revela fundamental em termos pedagógicos e científicos, na medida em que reúne uma série de curiosidades históricas, identitárias e culturais que, muitas vezes, podem ‘escapar’ aos mais novos”, explicou.

A vereadora lembrou que os conteúdos disponíveis nesta plataforma “são promotores de saber e conhecimento sobre o território nacional, incidindo num sentimento de pertença e cidadania”, acrescentando que a importância do +Cidadania no apoio ao estudo em registo de sala de aula e em casa num ambiente familiar “proporciona um ambiente de aprendizagem acessível a todos os contextos”.

Esta ferramenta destina-se a toda a comunidade educativa e “potencia um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, facilitadora das aprendizagens, do trabalho colaborativo e de partilha de ideias em contexto escolar e em família. Com recurso a atividades dinâmicas e lúdicas, incide na promoção e desenvolvimento de conhecimentos, competências e valores, ajudando as crianças a desempenhar um papel ativo na comunidade e preparando-as para os desafios da sociedade actual. Dá resposta às novas exigências do ensino, fomentando a comunicação entre professores, alunos e encarregados de educação”.

A promoção de sessões destinadas aos encarregados de educação surge “da necessidade de os incluir na dinamização da utilização da plataforma. O reconhecimento das potencialidades do +Cidadania apresenta-se como uma mais valia para o objetivo de auxiliar as crianças a utilizar o recurso em contexto familiar. Para além dos conteúdos pedagógicos que podem ser trabalhados, existe a possibilidade de, em família, participarem nas diversas atividades e concursos disponibilizados na plataforma. De ressaltar que, todos os agrupamentos de escolas, acolhem o referido projeto nos seus estabelecimentos de ensino”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS