Ricardo Rio, presidente do Município de Braga, participou num debate sobre os 20 anos de acessibilidades em Portugal, promovido pela Associação Salvador, em parceria com o Instituto de Cidades e Vilas com Mobilidade.
A iniciativa, que decorreu esta quarta-feira por videoconferência e que contou com a participação da Secretária de Estado da Inclusão, de técnicos e empresários, teve como objetivo analisar o que foi feito em matéria de acessibilidades nos últimos 20 anos em Portugal.
Na sua intervenção, Ricardo Rio deu conta dos vários projetos que a Autarquia está a desenvolver na área da mobilidade e da promoção das acessibilidades, com o “objetivo de garantir acessos com segurança e conforto para todos os cidadãos”. “Em breve vamos iniciar o projeto “Eu já passo Aqui” que vai intervir em 19 mil metros quadrados de passeios, criar 61 passadeiras sobrelevadas e inteligentes. Este é um investimento superior a 3 milhões de euros que vai aumentar a acessibilidade e a segurança rodoviária na zona central da cidade, dando um foco especial às áreas escolares”, referiu Ricardo Rio.
O autarca deu ainda conta do projeto que está a ser realizado em quatro bairros da cidade e que, através de intervenções no espaço público, está a “ajudar a mudar o panorama daquelas zonas densamente povoadas”. “Mais do que uma visão técnica e estratégica, esta é uma área que exige coragem porque não estamos a estamos a construir uma cidade de raiz. E temos que reinventar aquilo que existe, criar novas regras, mudar os modelos de funcionamento da cidade e isso nem sempre agrada a todos”, rematou Ricardo Rio.