Quinta-feira, Setembro 29, 2022
15.1 C
Braga
InícioBragaBraga apoia cultura e mantém apoios às freguesias

Braga apoia cultura e mantém apoios às freguesias

CM Braga

Dando continuidade às sinergias construídas nos últimos anos, o Município de Braga vai celebrar parcerias institucionais com entidades culturais bracarenses que representam diferentes expressões artísticas. A proposta será analisada na próxima reunião de Executivo Municipal, que terá lugar segunda-feira, no gnration.

Estas parcerias, que representam a atribuição de apoios financeiros num valor superior a 110 mil euros, têm como objetivo “o desenvolvimento dos agentes e entidades de índole cultural do concelho e a sua atividade”.

A maior fatia será atribuída à cooperativa AUAUFEIOMAU, no valor de 90 mil euros, no sentido de “dar continuidade à parceria institucional que visa a acção cultural do Município durante o ano de 2022, com especial enfoque nas áreas das artes performativas, e arte digital, especialmente na música”.

Nesta proposta consta também um apoio no valor de 20 mil euros ao Cabido da Sé, para a realização do Festival Internacional de Órgão, assim como um apoio de 600 euros à Gatuna – Tuna Feminina Universitária do Minho, para comparticipar na participação da tuna académica na “X Encan Tunas – Festival de Tunas Femininas”, que se realiza na Madeira.

Câmara prossegue apoios às freguesias

Outro dos pontos que será analisado em sede de reunião autárquica, será a realização de contratos interadministrativos de delegação de competências e apoios financeiros a diversas freguesias de Braga.

Dessa forma, a Mire de Tibães será atribuído o valor de 5.725,67 euros como aditamento ao contrato para a requalificação da Rua de Resende, assim como 2.154,78 euros a Lamas também como aditamento ao contrato do alargamento da Rua da Cabraínha.

A Tebosa será atribuída a verba de 15.129 euros para o projeto de alargamento e reabilitação do CM 1034 entre Tebosa e Ruílhe e à União das Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro será transferido 7.195,50 euros para o projeto de requalificação da Rua de Sueiteira.

Como apoios financeiros, o Município vai atribuir 3.936 euros a Tadim para a conclusão do Auditório e instalações sanitárias na sede da Junta em Tadim. À União de Freguesias de Escudeiros e Penso serão 3.100 euros para o abrigo de passageiros na Rua da Esmoutada, o mesmo valor que será atribuído à União de Freguesias de Merelim S. Pedro e Frossos para o abrigo de passageiros na Rua da Pateira.

A Figueiredo será atribuído 600 euros para apoio à realização da Procissão do Senhor dos Passos, valor que será atribuído também à União das Freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião, à União das Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, e à União das Freguesias de Real Dume e Semelhe igualmente, como apoio às cerimónias do Senhor dos Passos nestes territórios.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS