Sábado, Outubro 16, 2021
15.6 C
Braga
InícioBragaBraga: António Silva quer solução mais “amiga e realista” relativa às obras...

Braga: António Silva quer solução mais “amiga e realista” relativa às obras no Bairro das Andorinhas

© PS São Vicente

António Silva, candidato do Partido Socialista à Junta de São Vicente, em Braga, e a sua equipa, estiveram reunidos com Vítor Esperança, administrador da Bragahabit.

Os candidatos socialistas, para além de apresentarem o seu projeto político, enfatizando as propostas na área social, colocaram duas questões especificas ao administrador da Bragahabit, que, de acordo com o PS, suscitaram “mal-estar”, e “uma ligeira contenda de opiniões”.

António Silva perguntou sobre o ponto situação relativo às obras de recuperação do Bairro das Andorinhas, “uma das prioridades” do seu projeto, que é “acompanhar, ser voz ativa e parte integrante para a solução e resolução de um problema que se arrasta há anos”.

O Partido Socialista afirma que “têm sido recorrentes as diversas solicitações de ajuda por parte dos moradores do Bairro das Andorinhas”. “Também se tem verificado diversos alertas emitidos pela Associação de Moradores, que os representa, para que a Bragahabit encontre uma solução viável para este problema. No momento, a Bragahabit, recorreu ao Programa 1.º Direito, mudando a estratégia que tinha pensada e que tinha tentado implementar e que foi amplamente rejeitada pelos moradores”, explicou António Silva.

“No entanto, esta nova candidatura de financiamento para as obras só irá suportar a parte referente às habitações sociais. Sendo assim, os moradores do bairro, que são proprietários, terão eles que suportar o custo das obras referente à sua fração. Certo é que este processo deveria ter mais bom senso na sua base, pois falamos de famílias carenciadas, com muitas dificuldades, apesar de algumas delas serem proprietárias das habitações, não deixam de ter crédito habitação, logo compromissos financeiros mensais já elevados”, lamenta o socialistas

António Silva reforça que “seria muito importante envolver na solução os moradores, as famílias do bairro das andorinhas e efetuar todos os possíveis para baixar os custos do projeto, sem que se perca a qualidade na reabilitação. Os moradores que possuem habitação, que são proprietários, estão disponíveis e querem assegurar a parte que lhes diz respeito, contudo querem um valor sensato, exequível e realista para a sua realidade de vida”.

Por sua vez, Vítor Esperança disse que “já foi apresentada à Camara Municipal de Braga uma possível localização (terreno) para a construção de blocos de habitação social. Falamos de um terreno contíguo ao Bairro das Andorinhas, fica mais concretamente por de trás do Centro Social da Paróquia de São Vicente”.

Com esta informação, o candidato socialista António Silva referiu que “este pode ser um processo complicado, pois irá densificar ainda mais o Bairro das Andorinhas quando se deveria ‘diluir’ ou ‘espalhar’ pelas diversas zonas da cidade este tipo de alojamento e de apoios”.

“Vemos sempre com bons olhos este tipo de projetos e de apoios sociais na freguesia, mas neste caso pode trazer e desenvolver uma serie de complicação, por isso é muito importante envolver a Associação de Moradores das Andorinhas nesta discussão”, finalizou António Silva.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS