Foi hoje apresentado, na Escola Secundária de Maximinos, em Braga, o Fenda Academy. O projeto, promovido pelo Município com direção artística da Cosmic Burger, envolve duas turmas do 10.º e 11.º anos da Escola Secundária de Maximinos e da Escola Secundária Sá de Miranda, e consiste na criação e desenvolvimento de projetos artísticos nas áreas das artes visuais (Ver) e da música (Ouvir).
No caso das artes visuais, foi apresentado um mural pintado por uma turma multicultural composta por alunos de cerca de nove nacionalidades diferentes.
No que diz respeito à música, foram apresentados dois temas de uma edição discográfica que em breve estará disponível nas plataformas digitais.
“O Fenda Academy é um projeto que nos deixa muito orgulhosos. É a demonstração que é possível trazer pessoas de várias culturas para as diversas formas de expressão artística e desenvolver esta iniciativa em contexto escolar é ainda mais positivo”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio.
“Queremos escolas de cultura, escolas multiculturais. Braga é uma cidade aberta ao mundo, em que existe uma integração plena daqueles que aqui chegam e isso é motivo de enorme satisfação para todos nós”, acrescentou.
Ricardo Rio desafiou a turma da Escola Sá de Miranda, que apresentou o projeto musical, para realizar uma atuação na Noite Branca de Braga, que decorre no início de setembro.
“Este é um projeto que vai ter continuidade para que dentro da escola e fora dela os nossos jovens possam participar, demonstrar talento, criatividade e imaginação”, realçou o autarca.
Refira-se que o projeto tem como objetivos aproximar a comunidade escolar à criação e à produção artística, estimulando uma cidadania mais ativa, esclarecida e inclusiva. O resultado são o reflexo dos seus protagonistas, alunos oriundos de diferentes lugares do mundo que utilizaram linguagens diversas e culturas artísticas muito próprias em prol de um projeto único e comum a todos.
A iniciativa Fenda Academy está integrada no «ATLAS – Programa de Mediação Cultural», promovido pelo Município de Braga e alinhado com a Estratégia Cultural de Braga 2020-2030.