Quarta-feira, Julho 16, 2025
26.7 C
Braga
BragaBraga: Agrupamento nº 810 de Nogueiró comemora 40 anos

Braga: Agrupamento nº 810 de Nogueiró comemora 40 anos

Escutismo.

© Agrupamento n.º 810

O Agrupamento nº 810 do Corpo Nacional de Escutas da Paróquia do Divino Salvador de Nogueiró, em Braga, comemora o seu 40.º aniversário.

As comemorações iniciaram no dia 7 e 8 de junho com um acampamento do Agrupamento no monte de Nossa Senhora da Consolação, local de realização do acampamento da fundação a 9 junho 1985. Das diversas atividades neste acampamento destacam-se a velada de armas, realizada na noite de sábado, e o fogo de conselho. A velada de armas é inspirada na reunião que os cavaleiros medievais faziam nas vésperas das suas batalhas. Constitui a preparação e reflexão para o compromisso que estão prestes a aceitar, sendo testemunhada e apoiada pelos seus chefes, animadores, escuteiros, pais e familiares.

O domingo foi dia do compromisso de novos escuteiros, tendo começado no acampamento e depois do pequeno-almoço foi tempo de rever toda a celebração com os novos elementos. Pelas 10:15 ocorreu a concentração no mesmo local onde há 40 anos saiu o desfile, bem perto de uma das entradas da Paróquia. Agrupamentos de escuteiros vindos de diversas paróquias do concelho de Braga perfilaram-se e as bandeiras e escuteiros seguiram ao som da Fanfarra dos Escuteiros do Agrupamento 1017 de Sobreposta que abriu o desfile.

© Agrupamento n.º 810

Já na Igreja aguardavam a chegada pais, amigos, escuteiros e chefes, que passaram pelo agrupamento, bem como a comunidade paroquial e diversas entidades convidadas.

Depois de realizadas as promessas dos novos escuteiros, na Eucaristia presidida pelo Assistente do Agrupamento, Padre Alexandre Sá, que contou com a presença também do Chefe Nacional, Ivo Faria, e da Chefe Regional, Catarina Miranda, e animada pelo coro das crianças da catequese e escuteiros, Catarina Miranda atribuiu a condecoração Nó de Mérito às Caminheiras Elsa Coelho e Rita Fernandes, numa condecoração atribuída a escuteiros que sejam exemplo de atitudes a favor da comunidade, terem competência reconhecida e estarem disponíveis para servir. Por seu lado, Ivo Faria entregou a Bandeira Nacional do Corpo Nacional de Escutas a Márcia Coelho, como símbolo da união escutista.

© Agrupamento n.º 810

João Tinoco, presidente da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, homenageou o dirigente Alberto Coelho pelo seu serviço em prol da comunidade.

Foi entregue a todos os convidados e agrupamentos uma pequena lembrança, que constava numa impressão em madeira do símbolo das comemorações com o lema “Juntos somos mais fortes” baseada no imaginário do filme Panda Kung Fu. A cerimónia terminou com o cantar dos parabéns e corte do bolo de aniversário.

As comemorações dos 40 anos continuam hoje com uma Eucaristia às 20:30 na Igreja Paroquial por todos os escuteiros vivos e falecidos, uma romagem ao cemitério e um convívio no monte de Nossa Senhora da Consolação entre escuteiros atuais e os que passaram pelo agrupamento.

Apoie o jornalismo que faz a diferença na região. O seu contributo é fundamental para prosseguirmos o nosso trabalho. Faça um donativo pontual por MBWay (912 727 601) ou IBAN (PT50 0035 0232 00002594330 40).

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

REPORTAGEM

POPULARES