
A AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação encerrou este domingo com um balanço “muito positivo”, registando mais de 50 mil visitantes e a participação de mais de 200 expositores ao longo de quatro dias de intensa atividade no Forum Braga.
A elevada adesão do público e a forte presença de profissionais do setor vieram reforçar, como salienta Luís Rodrigues, administrador da InvestBraga, “a relevância da AGRO no panorama nacional, consolidando Braga como um verdadeiro hub de conhecimento, inovação e partilha no domínio agrícola e agroalimentar”.
Ao longo dos quatro dias do evento, a diversidade da programação foi um dos principais fatores de atratividade, com destaque para os seminários técnicos e momentos de reflexão dedicados aos grandes desafios do setor, nomeadamente a sustentabilidade, a inovação tecnológica, a adaptação às alterações climáticas e a renovação geracional do setor.
Em paralelo, os espaços de exposição evidenciaram a vitalidade do tecido empresarial e produtivo, promovendo o contacto direto entre produtores, empresas e consumidores. A componente pecuária e a valorização das raças autóctones voltaram a assumir um papel de destaque, sublinhando a importância da preservação do património agrícola nacional.
A vertente gastronómica também marcou presença, com showcookings, provas e workshops que destacaram a qualidade dos produtos regionais e promoveram hábitos de alimentação saudável e sustentável, aproximando o público do que de melhor se produz em Portugal.
Entre os momentos mais relevantes da edição deste ano, destacaram-se as sessões dedicadas à agricultura sintrópica e às novas abordagens sustentáveis, bem como iniciativas que cruzaram conhecimento técnico com demonstrações práticas e experiências para o público.
Para Luís Rodrigues “esta edição da AGRO confirma a crescente importância do setor agrícola e o papel de Braga enquanto centro de conhecimento e dinamização desta área estratégica para o país”.
A AGRO – Feira Internacional de Agricultura, Pecuária e Alimentação reforça, assim, o seu posicionamento como uma das principais feiras do setor em Portugal, tendo já data para 2027. A feira que tem contribuído para a valorização da produção nacional, a dinamização económica da região e a aproximação entre o mundo rural e a sociedade volta ao Forum Braga de 8 a 11 de abril de 2027.


