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Braga: AGERE eleita a melhor empresa municipal do país

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A AGERE, empresa municipal de águas, efluentes e resíduos de Braga, foi eleita a empresa municipal portuguesa com melhor resultado económico, num universo de 137 empresas, pelo sexto ano consecutivo, de acordo com um estudo realizado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados e do Tribunal de Contas.

Para a AGERE, “esta distinção reforça o compromisso da AGERE com a excelência, demonstrando a sua liderança e competência no setor e só foi possível devido ao envolvimento ativo de todos os colaboradores, que não apenas garantem a eficiência operacional, mas também se empenham para garantir a qualidade dos serviços prestados à população de Braga”.

A empresa municipal explica que ao longo dos últimos anos tem implementado “uma estratégia de gestão rigorosa, baseada na otimização e utilização eficiente dos seus recursos, na redução dos custos de aquisição e de financiamentos e na adaptação dos seus processos e procedimentos internos”.

Esta estratégia tem como objetivo “colocar a empresa num patamar de excelência em todas as suas áreas de atuação: elevada qualidade da água distribuída, tratamento e manutenção das redes de águas residuais, recolha eficaz de resíduos e da limpeza urbana, e os melhores cuidados com os animais que acolhe”.

A AGERE sustenta que “apesar dos elevados investimentos realizados e previstos, com destaque para os que serão realizados na construção da ETAR do ESTE e na implementação da recolha seletiva de biorresíduos em todo o concelho, a AGERE continua comprometida em fornecer serviços de excelente qualidade sem comprometer a acessibilidade financeira aos mesmos”.

“Prova disso é a distinção com o selo de qualidade de água exemplar para consumo humano atribuído pelo décimo ano consecutivo pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e de Resíduos (ERSAR) aliada ao facto de Braga, de acordo com o estudo realizado pela DECO, continuar a ser a capital de distrito com os serviços de água, saneamento e resíduos mais acessíveis em Portugal”, acrescenta, reforçando que procurou sempre “reduzir a diferença entre os preços reais do custo dos seus serviços e os valores que são cobrados aos consumidores, através da manutenção das tarifas e preços dos serviços de água, saneamento e resíduos no concelho, para todos os utilizadores, domésticos e não domésticos”.

Esta medida traduz-se “numa consolidação da evolução do referido tarifário, refletindo um ganho real acumulado nas faturas de todos os bracarenses de 20,9% nos últimos 8 anos, o que adquire uma relevância especial face ao atual contexto de inflação”.

Ao nível interno, permitiu igualmente, atualizar a tabela remuneratória constante do Acordo de Empresa, renegociado com os sindicatos outorgantes em maio de 2023, garantindo “um aumento significativamente superior ao da inflação”.

“Paralelamente, a empresa tem-se igualmente focado numa gestão comprometida com práticas sustentáveis, preservando o meio ambiente, reforçando a sua Responsabilidade Social e estimulando a economia circular”, finalizou.

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