Quinta-feira, Maio 30, 2024
21.6 C
Braga
BragaBraga: AGERE apresenta novas viaturas elétricas destinadas à limpeza urbana

Braga: AGERE apresenta novas viaturas elétricas destinadas à limpeza urbana

Empresa municipal prevê cerca de 1,5 milhões de euros nesta tipologia de viaturas até 2027.

© CM Braga

A AGERE, empresa municipal responsável pela gestão ambiental e serviços urbanos na cidade de Braga, apresentou hoje as mais recentes de viaturas elétricas destinadas à limpeza urbana.

“A aquisição de novos equipamentos e a substituição de veículos de serviços urbanos tradicionais por veículos todos eles elétricos, é para nós, uma poderosa declaração do compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental e a redução da pegada de carbono”, referiu Rui Morais, presidente do Conselho de Administração da AGERE, lembrando os diversos investimentos realizados pela empresa ao longo dos últimos anos “sem qualquer repercussão no tarifário dos munícipes”.

Como explicou o responsável, a AGERE já investiu cerca de 1,3 milhões de euros em veículos elétricos nestes últimos anos, que “para além da redução das emissões de CO2 “permitem uma operação mais silenciosa e adequada às áreas pedonais garantindo ainda uma maior eficiência nas operações de limpeza urbana e, assim, uma maior qualidade de vida para quem vive e visita Braga”, perspetivando investir até 2027, cerca de 1,5 milhões de euros, nesta tipologia de viaturas.

© CM Braga

Com este reforço de uma nova lavadora e quatro varredoras o serviço de limpeza urbana na cidade conta agora com um total de 40 veículos elétricos. Também as viaturas ligeiras de passageiros da AGERE têm vindo a ser substituídas por elétricas.

As novas viaturas elétricas, além de reforçarem o serviço de limpeza urbana já estabelecido, serão instrumentalizadas para alargar os serviços a áreas anteriormente não atendidas, incluindo freguesias periféricas à cidade de Braga. Este movimento estratégico é projetado para incluir as necessidades de limpeza e manutenção, ao mesmo tempo em que se compromete com “os mais altos padrões de eficiência energética e ambiental”.

© CM Braga

“A obtenção deste certificado reitera o compromisso da AGERE com a excelência ambiental e serve como um testemunho do seu empenho em liderar pelo exemplo na transição para um futuro mais verde e sustentável”, concluiu Rui Morais, sublinhando que esta estratégia da AGERE “faz parte do compromisso ao nível do Pacto de Mobilidade Empresarial de Braga e está alinhada com Plano de Acção da Autarquia, contribuindo, dessa forma, para o objetivo de reduzir, até 2030, as emissões de CO2 em pelo menos 55% e atingir a neutralidade carbónica em 2050”.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Braga lembrou que “este é um ano especial para a AGERE que assinala 25 anos ao serviço da comunidade bracarense” e destacou o “serviço excelência” da empresa, com uma “abrangência de qualidade” à totalidade do concelho.

“A AGERE é uma empresa que está imbuída de princípios estratégicos muito claros, prestando um serviço de excelência à população, com uma lógica de abrangência territorial total e garantindo a acessibilidade economia para que todos os cidadãos possam usufruir dos seus serviços numa base de equidade”, sublinhou Ricardo Rio, destacando os índices de desempenho da AGERE frequentemente reconhecidos pela ERSAR e a eficiente gestão da empresa “que permite a viabilidade para investimentos cruciais”.

Segundo o autarca, ao longo dos últimos anos a AGERE “tem trilhado um caminho que permite a concretização dos princípios estratégicos, com investimentos consideráveis e com reduções dos tarifários em benefício da população”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES