
O Parque Industrial de Adaúfe foi o destino de mais uma visita da Associação Empresarial de Braga / Câmara de Comércio e Indústria, cumprindo o seu objetivo de “estar mais próxima das empresas e ser a sua voz interventiva e influente junto das autoridades locais, regionais e nacionais”.
A visita começou com uma reunião entre a Associação Empresarial de Braga, o Executivo da Junta de Freguesia e os responsáveis da AEPIA – Associação dos Empresários do Parque Industrial de Adaúfe, Casa das Jantes, Lda., e Torniminho – Torneiras do Minho, Lda. Seguiram-se contactos diretos com empresários do parque, durante os quais “foram detetadas e percecionadas algumas situações que urge debelar para melhorar as condições do parque e valorizar quem lá trabalha, investe e visita”.
“Entre os principais problemas identificados destacam-se a falta de gestão eficaz do espaço público, a sinalização deficiente, a ausência de recolha de lixo e varredura – atualmente mitigada pela Junta de Freguesia –, a pavimentação de zonas degradadas, a escassa oferta de transportes públicos, a necessidade de reforço da segurança para evitar acessos indevidos e atividades suspeitas, o mau escoamento das águas pluviais e a necessidade urgente de criar uma estação de descanso para motoristas, especialmente para aqueles que chegam fora do horário de expediente. Além disso, é imperativo abordar a especulação em torno de terrenos destinados à indústria, que continuam inativos e com preços excessivos, dificultando a implantação de novas empresas”, refere a Associação Empresarial de Braga.
“O Parque Industrial de Adaúfe, apesar de contar com uma Associação de Empresários ativa, que saudamos e incentivamos, enfrenta problemas que persistem sem solução há algum tempo. A gestão do espaço público, a ausência de varredura e recolha de lixo, bem como a especulação de terrenos sem atividade, continuam a ser obstáculos ao desenvolvimento do parque. Além disso, a falta de novos acessos à variante do Cávado e à ligação com Pitancinhos é uma questão premente”, sustenta Daniel Vilaça, presidente da Associação Empresarial de Braga.
Daniel Vilaça destacou “o papel crucial das Juntas de Freguesia neste processo, uma vez que conhecem de perto as necessidades do território e o impacto econômico que estas áreas geram”.
“A Junta de Freguesia de Adaúfe já apresentou uma proposta para a criação de uma área de descanso para motoristas e um pequeno bar de apoio, num espaço atualmente sem utilidade e sem qualquer cafetaria no parque, uma iniciativa que a AEB apoia e pretende interceder junto da Câmara Municipal para tornar realidade. A criação desta infraestrutura será um ganho significativo para todos os que utilizam o parque industrial”, acrescentou.