Sábado, Maio 21, 2022
22.9 C
Braga
InícioBragaBraga adere ao Movimento de Municípios pela Paz

Braga adere ao Movimento de Municípios pela Paz

CM Braga

Após convite da Câmara Municipal do Seixal, o Município de Braga integra a Rede do Movimento de Municípios pela Paz. Este movimento foi criado em 2016 por iniciativa do Conselho Português para a Paz e Cooperação e um conjunto de municípios portugueses.

O movimento incide a sua ação em função de dez compromissos inspirados nos princípios da Carta das Nações Unidas e nos valores de abril. A defesa da paz, da cooperação e da solidariedade enquanto valores fundamentais para o desenvolvimento humano e liberdade dos povos são o principal desiderato desta parceria entre municípios.

Lembrando que “Braga é um Município atento e dedicado às temáticas mais fraturantes da sociedade”, a vereadora da Inovação e Coesão Social sustenta a característica inclusiva e integradora do concelho. “Faz todo o sentido que estejamos inseridos num movimento que promove a paz, mas também a colaboração e partilha entre vários municípios. Com esta adesão pretendemos envolver todas as associações e instituições da cidade na cooperação e solidariedade para a construção de pontes de entendimento essenciais para a consolidação da paz entre territórios”, refere Carla Sepúlveda, salientando que é impreterível encontrar respostas mais adequadas para enfrentar as ameaças à paz.

Neste sentido, continua a vereadora, “acreditamos que os municípios desempenham um papel muito relevante para a sensibilização de situações como as migrações forçadas que geram desigualdades mundiais. Exemplo disso é o êxodo de migração a que estamos a assistir no contexto do conflito Rússia/Ucrânia. Esta iniciativa, estamos certos, significará também um incremento de ‘Braga, Cidade Educadora’ na medida em que a comunidade educativa será chamada a ter um envolvimento assaz significativo nas atividades que surgirão em linha com este movimento”.

Por via desta iniciativa, pretende-se que a comunidade em geral participe na demonstração de valores e princípios humanistas, consagrados na Carta dos Direitos Humanos. Com esta adesão, o Município de Braga compromete-se a implementar os dez Compromissos pela Paz e a colaborar nas atividades definidas, envolvendo a comunidade local e as entidades que a integram. Integram este movimento trinta e dois municípios de várias regiões do país.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS