Segunda-feira, Outubro 3, 2022
29.5 C
Braga
InícioBragaBraga adere à 21ª Semana Europeia da Mobilidade

Braga adere à 21ª Semana Europeia da Mobilidade

© CM Braga

A Câmara Municipal de Braga vai associar-se à 21.ª edição da Semana Europeia da Mobilidade, uma iniciativa da Comissão Europeia, que terá lugar entre os dias 16 e 22 de setembro. “Melhores Ligações” é a temática central da iniciativa, que representa “uma oportunidade para testar novas formas de mobilidade limpa, fazer um balanço dos desafios atuais da mobilidade e avançar rumo a uma mobilidade mais sustentável”.

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal preparou um programa de atividades que pretende sensibilizar os cidadãos para a mudança de comportamentos no que se refere às opções de mobilidade.

A Semana Europeia da Mobilidade arranca a 16 de setembro com a promoção do projeto School Bus nas escolas do Concelho. Desenvolvido em parceria com os Transportes Urbanos de Braga (TUB), este projeto visa reduzir o congestionamento automóvel no perímetro das escolas da malha urbana da Cidade. Trata-se de uma iniciativa de promoção da mobilidade sustentável, da segurança e da qualidade de vida na envolvente das escolas e nos percursos casa-escola.

A novidade deste ano é a realização da Universidade de Fim de Verão, que se realiza em parceria com a Universidade do Minho. Esta ação, a decorrer nos dias 20, 21 e 22 de setembro, contempla a realização de conferências e workshops sobre a promoção da mobilidade urbana sustentável, a governança de transição e a participação pública. Trata-se de um evento interdisciplinar que integra um conjunto diversificado de ações, relacionadas com a promoção da reflexão sobre várias dimensões implicadas na transição para a mobilidade sustentável.

Ao longo da Semana Europeia da Mobilidade serão realizadas ações de fiscalização júnior com a participação de crianças das escolas e com a colaboração da ACAPO. Esta ação visa a sensibilização e a fiscalização do uso das bicicletas e trotinetes no espaço pedonal. Prevista está também a realização de uma viagem intermodal e visita guiada ao funicular do Bom Jesus com a participação de alunos de uma escola do Concelho.

No dia 16 de setembro, às 20h45, realiza-se o passeio noturno de bicicletas e trotinetes que irá percorrer as principais artérias da Cidade. Esta é uma iniciativa dirigida à população em geral, às juntas de freguesia e às empresas do Pacto de Mobilidade. As inscrições devem ser feitas aqui.

Inserido na Semana Europeia da Mobilidade está também o Dia Europeu Sem Carros que se assinala a 22 de setembro. Neste âmbito, a Câmara Municipal de Braga irá proceder ao encerramento de um troço da Avenida D. João II (sentido sul-norte), entre as rotundas com a rua Robert Smith e a rua Ambrósio dos Santos, onde decorrerão atividades em parceria com as empresas instaladas no Pólo de Negócios de Braga.

O programa completo pode ser consultado no portal do Município de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS