Segunda-feira, Junho 14, 2021
29.8 C
Braga
InícioBragaBraga: ACTUM 2021 recebeu 87 candidaturas

Braga: ACTUM 2021 recebeu 87 candidaturas

DR

Promovida pelo Município de Braga, a segunda edição do ACTUM, iniciativa de apoio à criação e fruição artísticas, destinada aos artistas e os agentes culturais, naturais ou residentes no concelho, nos domínios da música e artes performativas e das artes plásticas e visuais, teve um total de 87 projetos submetidos.

Esta convocatória pretende dar continuidade à estratégia de apoio ao desenvolvimento de projetos culturais de agentes e entidades culturais e à consolidação do setor artístico e cultural de Braga e das suas dinâmicas criativas. Através do incentivo ao desenvolvimento de obras e criações que, através das suas perspetivas disciplinares específicas, procurem reflectir sobre as atuais e futuras circunstâncias que experienciamos individual e coletivamente, serão apoiados até 35 projetos artísticos.

Sendo estruturado em duas medidas de incentivo a criação e fruição culturais, na área da Música e Artes Performativas este programa distinguirá 10 projetos que terão uma apresentação pública num auditório da cidade, durante o último trimestre do corrente ano. Apoiará também a criação de 25 obras de Artes Plásticas e Visuais, que serão integradas numa exposição a inaugurar na Galeria Municipal Casa dos Crivos no fim do ano e que também estarão patentes numa plataforma de venda online, cujos resultados das vendas reverterão integralmente para os seus criadores.

Terminada esta primeira fase da Convocatória, duas equipas de júri avaliarão os projetos apresentados. Na medida Música e das Artes Performativas, o júri, constituído pelo diretor artístico Bruno Martins, pela pianista Joana Gama e pelo radialista Pedro Portela, avaliará 46 candidaturas. Na segunda medida, relativa a propostas da área das Artes Plásticas e Visuais, o júri composto pelo fotógrafo Alfredo Cunha, pela curadora Helena Mendes Pereira e pelo diretor do Museu Nogueira da Silva, Miguel Bandeira Duarte, considerarão 41 projetos.

Os critérios de avaliação incluem a qualidade artística das propostas, a adequabilidade, originalidade e criatividade, e a abordagem ao tema proposto pela convocatória que contemple uma reflexão sobre o estado do mundo e o momento que experienciamos individualmente e como sociedade.

A lista dos vencedores será divulgada a 8 de julho no site do Município.

Apoie a Braga TV

O apoio dos nossos leitores é fundamental para garantir que a Braga TV continue a ser um canal de informação de referência na região.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS