Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioBragaBraga: Acervo documental histórico da Igreja de São Vicente em risco de...

Braga: Acervo documental histórico da Igreja de São Vicente em risco de se perder 

© Carlos Doreira

O acervo documental da história da Igreja de São Vicente, em Braga, encontra-se em risco de se perder devido ao estado de degradação em que se encontra.

O alerta foi dado por um bracarense, numa visita guiada à Igreja Paroquial. “O acervo documental integra documentação que remonta ao século XVII, por exemplo, relativa à Irmandade do Mártir de São Vicente e à própria Igreja. O exposto foi constatado durante uma visita guiada à Igreja de São Vicente com a presença de Eduardo Pires de Oliveira, no âmbito do programa evocativo da efeméride dos 330 anos da reedificação da Igreja de São Vicente. Uma das fontes documentais dadas a conhecer data de 1768 e respeita aos Estatutos da Irmandade do Glorioso e Invicto Mártir São Vicente (reformados) têm a assinatura do arquiteto Carlos Luís Ferreira da Cruz Amarante (1748-1815). Foram ainda observados Estatutos da Irmandade de 1721 e de 1751, assim como mobiliário e estatuária a exigir intervenção urgente de conservação”, alertou Carlos Dobreira.

© Carlos Dobreira

De acordo com o bracarense, o exposto foi “comunicado ao Arquivo Distrital de Braga, com conhecimento da Irmandade, do Arcebispo de Braga e do presidente da Câmara Municipal de Braga”, tendo referido ainda que esta temática será abordada na Assembleia Municipal de Braga.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS