Quarta-feira, Agosto 10, 2022
26 C
Braga
InícioBragaBraga abre inscrições para Curso Básico de Teatro

Braga abre inscrições para Curso Básico de Teatro

© CM Braga

Desde o ano letivo 2018/2019 que o Município de Braga se fez parceiro da Academia Contemporânea de Espetáculo – ACE para desenvolvimento do projeto-piloto denominado “Curso Básico de Teatro”. O projeto teve início em Braga com 72 alunos, do 1.º ao 5.º ano. No terceiro ano de implementação, contava já com 255 participantes, do 1º ao 7º ano.

Em janeiro de 2021 foi criado o Grupo de Trabalho para os Cursos Artísticos Especializados (GTCAE). Este grupo foi responsável por uma reflexão sobre o panorama dos cursos artísticos especializados na sua maior amplitude, à luz da proposta de homologação do Curso Básico de Teatro enquanto uma das áreas de domínio artístico de ensino especializado; tal como já acontecia nas áreas da música, dança ou artes visuais. O Município de Braga esteve sempre na linha da frente na defesa da homologação deste curso que, após um longo trabalho de campo, foi reconhecido formalmente pelo Ministério da Educação como domínio artístico.

Para a vereadora da Educação, a homologação do Curso Básico de Teatro é uma conquista para o Município de Braga que, desde o início, esteve envolvido no projeto. “É um marco para a comunidade educativa do concelho e até do país. O currículo deve privilegiar a vertente artística e foi com regozijo que recebemos a notícia desta homologação”, refere Carla Sepúlveda, sublinhando que é com “grande satisfação que vemos o entusiasmo de alunos e professores na continuidade deste trabalho”.

A vereadora lembra que o Município de Braga “é um dos financiadores deste projeto que esperamos continuar a ser uma mais-valia para as nossas crianças e jovens na aquisição de novas competências artísticas, pessoais e sociais. Apoiamos este projeto com os olhos postos no futuro da nossa Cidade Educadora”.

As inscrições para o 1 e 3 graus do curso básico de teatro em regime articulado continuam abertas. Os estudantes destes Agrupamentos de Escolas (André Soares, Alberto Sampaio, Celeirós) que vão para o 5 ou 7 anos de escolaridade, podem aceder ao site do Curso Básico de Teatro para inscrição.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS