Terça-feira, Fevereiro 27, 2024
8.4 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBombeiros Voluntários de Barcelos recebidos na Câmara no dia do seu 141.º...

Bombeiros Voluntários de Barcelos recebidos na Câmara no dia do seu 141.º aniversário

© CM Barcelos

A Câmara Municipal recebeu os Bombeiros Voluntários de Barcelos para a apresentação de cumprimentos, no âmbito das comemorações do 141.º aniversário desta associação humanitária.

Nesta sessão, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, enalteceu o trabalho da corporação humanitária barcelense, destacando “a importância dos bombeiros na defesa dos bens e da vida dos cidadãos”. Em resposta ao desafio lançado pelo presidente da corporação, Mário Constantino Lopes prometeu “analisar a proposta da criação de uma nova EIP – Equipa de Intervenção Permanente”, afirmando que “com o financiamento destas equipas nas três corporações de bombeiros do concelho, o Município já despende uma verba anual de cerca de um milhão de euros”.

O autarca barcelense aproveitou a ocasião para lançar um outro repto às corporações de bombeiros barcelenses, nomeadamente uma parceria para a criação de equipas de vigilância das margens do rio Cávado.

Mário Constantino disse ainda que, no âmbito da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Cávado, Barcelos é, a par de Braga, “um dos concelhos que regista maior número de ocorrências no âmbito da Proteção Civil, mas também aquele onde se verifica mais rápida e pronta reação por parte dos bombeiros, realidade que dá conforto muito grande aos responsáveis municipais”.

Antes, Fernando Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, já tinha destacado a importância e o simbolismo de receber os Bombeiros no edifício da Câmara Municipal.  “É um dos momentos mais bonitos que acontecem nesta Sala de Reuniões, a Associação dos Bombeiros de Barcelos vir apresentar os cumprimentos ao Município que, neste caso em concreto, acabam por ser também cumprimentos de Ano Novo. Em nome dos 123 deputados que integram a Assembleia Municipal que eu represento, apresento as minhas saudações e um voto de reconhecimento aos Bombeiros Voluntários de Barcelos pelo trabalho que executam em prol das populações, um trabalho fantástico, reconhecido por todos, e nunca devemos parar de enaltecer esse mesmo trabalho”, sustentou.

Por seu lado, o presidente da Direção da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Barcelos, Eduardo Jorge Reis, agradeceu a receção na Autarquia, realçando o papel do voluntariado no quotidiano da Associação Humanitária, desafiando a Câmara Municipal a apoiar a criação de uma quarta Equipa de Intervenção Permanente, que permita dispor destes elementos profissionais 24 horas por dia durante 365 dias por ano. “A colaboração com a autarquia é uma das nossas fontes de rendimento, assim como os nossos associados. Nós não temos autonomia para fazer esses investimentos que necessitamos, mas tivemos um bom apoio financeiro da Câmara e os nossos associados também têm ajudado muito a corporação”, disse, destacando que a renovação do parque automóvel “é a grande aposta da direção da Associação que dirige e explicou que o quartel foi recentemente remodelado e ampliado, pelo que, em 2024, a prioridade vai para a aquisição de novas viaturas”.

As cerimónias das comemorações do 141.º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros de Barcelos iniciaram com a formatura geral, seguida do hastear de bandeiras, entrega de condecorações, receção às autoridades oficiais e convidados, missa solenizada na Igreja Matriz, homenagem ao Bombeiro Voluntário, inauguração e bênção de viaturas, abertura da exposição permanente de viaturas antigas no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelos, tendo o programa de aniversário encerrado com um desfile das viaturas do serviço de saúde e de combate a incêndios pelas ruas do centro da cidade.

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES