Segunda-feira, Abril 15, 2024
15.3 C
Braga
BragaBombeiros Sapadores de Braga recebem formação de primeiros socorros em animais

Bombeiros Sapadores de Braga recebem formação de primeiros socorros em animais

© CM Braga

Decorreu hoje a primeira ação de formação de primeiros socorros em animais, no Quartel dos Bombeiros Sapadores de Braga. Esta ação contou com a presença de elementos dos Sapadores, assim como dos Bombeiros Voluntários de Braga e GNR.

A formação foi ministrada pela APBS – Associação Portuguesa de Busca e Salvamento. A iniciativa contou também a presença da Provedora do Animal do Município de Braga, Filomena Costa.

De acordo com Altino Bessa, vereador do Município de Braga, é fundamental que os Bombeiros Sapadores se adaptem às exigências da realidade atual, sem descurar a essência do seu trabalho. “Pretendemos que os nossos elementos estejam mais aptos e dotados de melhores ferramentas, formação e equipamentos para agir face a uma situação de emergência animal. Estas acções são também abertas a outras entidades parceiras, estando já marcada para a próxima semana uma segunda formação com a presença da Polícia Municipal, PSP, associações de defesa animal, serviço veterinário e Centro de Recolha Oficial”, explicou, adiantando que são este tipo de iniciativas que fazem de Braga uma referência nacional em matéria de políticas animais.

Recorde-se que no âmbito do projeto “Socorro Animal”, os Bombeiros Sapadores de Braga efetuaram, durante o ano transato, 328 operações de socorro com animais, entre canídeos e felídeos domésticos. Destas diligências resultaram 5.510 km percorridos, com uma média de 16,7 km por serviço. No total foram empenhados 656 operacionais num somatório de 413 horas de exercício de trabalho efetivo.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES