Quinta-feira, Dezembro 2, 2021
8.9 C
Braga
InícioBragaBom Jesus de Braga assinala 2º aniversário da inscrição na UNESCO e 6º da...

Bom Jesus de Braga assinala 2º aniversário da inscrição na UNESCO e 6º da elevação a Basílica

DR

A Confraria do Bom Jesus de Braga inicia no sábado, 3 de julho, um conjunto de celebrações que marcam o 2º aniversário da inscrição na lista do Património Mundial da UNESCO e o 6º aniversário da elevação a Basílica.

Desde o dia 7 de julho de 2019 que o Santuário do Bom Jesus de Braga se encontra inscrito na lista do Património Mundial. A Confraria tem assinalado este marco como “um dos galardões mais prestigiados que recebeu”. Já o aniversário de elevação da Igreja a Basílica aconteceu a 5 de julho de 2015. Dada a proximidade das datas, a Confraria entendeu celebrar as duas datas no mesmo momento, com um programa comum.

O ano de 2021 continua a ser marcado pela pandemia da Covid-19, limitando, assim, a realização dos respetivos eventos. No entanto, dentro das regras permitidas pela Direção-Geral da Saúde e Conferência Episcopal Portuguesa, este ano foi decidido assinalar este evento com um programa mais espaçado no tempo, entre 3 e 17 de julho, com alguns eventos presenciais.

Foram várias as entidades que se associaram a estas celebrações, nomeadamente a Arquidiocese de Braga, o Coro Académico da Universidade do Minho, a Fundação Cupertino Miranda, entre outras.

O programa inicia no dia 3 de julho, às 21:30, com um concerto de abertura, nos escadórios do Bom Jesus, pelo Coro Académico da Universidade do Minho.

No dia 5 de julho celebra-se uma missa comemorativa do 6º aniversário de elevação a Basílica.  O dia 7 de julho será marcado pelo toque festivo dos sinos do Bom Jesus de Braga, às 12:00, um momento que a Confraria quer que se torne uma tradição, pois foi desta forma que se celebrou no dia 7 de julho de 2019 esta distinção da UNESCO.

No dia 10, às 17:30, será celebrada uma eucaristia, com a presença do Arcebispo Primaz D. Jorge Ortiga, onde serão admitidos também novos irmãos da Confraria do Bom Jesus. Nesta eucaristia celebrar-se-á o 6º aniversário de elevação a Basílica e o 2º aniversário da inscrição na UNESCO. O programa termina no dia 17 de julho, às 21:00, com um concerto de encerramento, na Basílica, pelo grupo vocal Cupertinos da Fundação Cupertino Miranda.

No entender do Cónego Mário Martins, presidente da Confraria do Bom Jesus de Braga, “ao celebrarmos um aniversário, procura-se não apenas assinalar o dia em que se completa mais um ano a partir daquele em que um acontecimento ocorreu, mas sobretudo reavivar a memória de uma data significativa, enquanto tomada de consciência do passado como tal e do presente que abre portas para o futuro, no fundo, de uma história que merece continuar a contar-se”.

“Tratando-se destes dois eventos comemorativos de uma jóia que a Igreja e a sociedade tanto acarinham, ou seja, dada a ‘coroa’ que continuam a ser para Braga, o país e o mundo, os motivos de um programa de comemorações tão rico e vasto acrescem e empenham quem o promove e quem dele usufrui”, finalizou.

Teste BTV

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS