
A campanha distrital de Braga do Bloco de Esquerda juntou-se no Juno, em Braga, para a Festa pelo Respeito da Diversidade.
Em comunicado, o partido sustenta que “num espaço repleto de gente, de liberdade e de alegria, saiu reforçada a convicção de que o conservadorismo será vencido em nome do respeito”.
“Com o Bloco de Esquerda, a defesa dos direitos a amar quem se quiser e a viver em paz e segurança na rua e em casa, nunca será esquecida nem menorizada. Com o ódio às mulheres e a pessoas LGBTQI+ a tomar conta da agenda da direita, confundindo liberdade com o poder de ofender e humilhar os outros, torna-se cada vez mais premente a luta por uma sociedade justa, progressista e inclusiva. Tem sido a determinação e a luta do Bloco que desde sempre tem garantido avanços nos direitos LGBTQI+. O recente passo atrás na Educação, com a direita a retirar um guia dirigido a professores e a não docentes ‘O Direito a SER nas Escolas: Orientações para a prevenção e combate à discriminação e violência em razão da orientação sexual, identidade de género, expressão de género e características sexuais, em contexto escolar’, demonstra que tanto os direitos conquistados como todos os que ainda temos por conquistar exigirão luta e comprometimento político”, afirma o Bloco de Esquerda.
Francisco Louçã lembrou que “a defesa dos Direitos Humanos e dos direitos Constitucionais é uma obrigação de todos, e que nesta festa da igualdade e integração plena, do respeito, do feminismo e da Democracia, não há espaço, como não deve haver na sociedade, para a xenofobia, o machismo, a homofobia e a transfobia”.