Quinta-feira, Maio 26, 2022
15.7 C
Braga
InícioRegiãoAmaresBloco de Esquerda preocupado com “estado de degradação" da Escola Secundária de...

Bloco de Esquerda preocupado com “estado de degradação” da Escola Secundária de Amares

© Bloco de Esquerda

Os candidatos do Bloco de Esquerda José Maria Cardoso e Alexandra Vieira reuniram com a Associação de Estudantes de Amares e fizeram uma visita às instalações da Escola Secundária.

“A escola foi inaugurada em 1985. Desde desde então nunca foi alvo de reabilitação, a não ser a remoção do amianto dos passadiços entre blocos. Pudemos observar as inúmeras infiltrações nas salas de aula, o estado degradado da caixilharia original que impede o isolamento térmico, de verão ou de inverno, o estado avançado de degradação das canalizações de água potável e dos balneários, e as coberturas dos edifícios que ainda são de amianto”, frisaram os bloquistas.

Flora Monteiro, diretora do Agrupamento, acompanhou a visita e afirmou que “não foram referidas as razões que excluíram esta escola do programa de reabilitação do edificado escolar no âmbito da parque escolar e que a autarquia, que já reabilitou a escola EB 2,3, não mostra abertura para fazer o mesmo na secundária”.

A Associação de Estudantes demonstrou “preocupação” pelo “estado degradado da escola”, o qual tem “contribuído para que muitos alunos e alunas optem por escolas secundárias de Braga, apesar da qualidade do processo ensino-aprendizagem e dos múltiplos projetos em que a escola secundária está envolvida”.

Para os candidatos do Bloco de Esquerda, “é urgente a requalificação desta escola, pelo que representa em termos de proximidade à população discente de Amares, à construção de identidade e no contributo para a coesão territorial. Mas ainda, não é racional que os alunos se desloquem para a cidade de Braga, pois representa o agravamento das condições de deslocação entre estes dois concelhos, com sobrecarga dos parcos transportes públicos e com implicações ambientais por significar maior afluxo de trânsito automóvel com emissão de gases poluentes para a cidade de Braga”.

Tal como consta no Programa Eleitoral do Bloco de Esquerda, os candidatos defendem a requalificação urgente desta escola secundária, que “é uma referência de qualidade para o concelho”.

Apoie a Braga TV

A Braga TV precisa do seu contributo, caro leitor.

Contribua com o seu donativo para que possamos continuar a dar informação aos nossos leitores.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS