Domingo, Maio 16, 2021
15 C
Braga
InícioRegiãoTerras de BouroBloco de Esqueda questiona Governo sobre "obra ilegal" no Gerês

Bloco de Esqueda questiona Governo sobre “obra ilegal” no Gerês

Bloco de Esquerda

O Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda solicitou esclarecimentos ao Ministério das Finanças sobre uma obra de volumetria considerável, “que está a ser construída ilegalmente” na Avenida 20 de Junho, na vila do Gerês, em Terras de Bouro.

No documento, entregue na Assembleia da República esta quinta-feira, o partido questiona o Governo “se a Inspeção-Geral de Finanças vai escrutinar todos os trâmites processuais levados a cabo pela Câmara Municipal de Terras de Bouro referentes à operação urbanística e se se confirmar o incumprimento dos requisitos legais vigentes, que medidas e ações vai o Governo tomar para que a legalidade urbanística seja reposta no local”.

Segundo os deputados, em causa está o incumprimento do projeto de arquitetura aprovado, edificando uma área superior ao permitido e com um número de pisos maior que o legalmente previsto, assim como a obra está incorretamente implantada, situando-se parcialmente em espaço público, a escassos centímetros da faixa de rodagem e sobre o passeio pedonal projetado.

O Bloco de Esquerda entende que, por um lado, o Governo deve esclarecer se, nesta situação, estão a ser cumpridas todas as normas previstas nos instrumentos de ordenamento do território e, por outro lado, considera que a Inspeção-Geral de Finanças “deve escrutinar todos os trâmites processuais levados a cabo pela Câmara Municipal de Terras de Bouro”. “O Município tem também o dever de clarificar por que motivos a legalidade urbanística ainda não foi reposta. Não é aceitável que as motivações de qualquer promotor urbanístico se sobreponham ao interesse público e ao correto ordenamento do território”, sublinha o partido.

No início do mês de janeiro, o Bloco de Esquerda já tinha questionado o Ministério da Ambiente e Ação Climática, bem como a Câmara Municipal de Terras de Bouro. sobre o mesmo assunto, mas até ao momento não obteve qualquer resposta.

Apoie o jornalismo.

A Braga TV é um canal de informação independente. Todas as notícias e conteúdos são e continuarão a ser disponibilizados gratuitamente.

Para continuar a oferecer um serviço de informação de referência na região, precisamos do apoio dos nossos leitores para continuar a desempenhar o nosso papel de informar.

Precisamos do seu contributo, caro leitor.

Apoie aqui.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS