Quarta-feira, Outubro 5, 2022
17.8 C
Braga
InícioRegiãoVila Nova de FamalicãoBiblioteca de Famalicão vence prémio nacional de Boas Práticas

Biblioteca de Famalicão vence prémio nacional de Boas Práticas

© CM Famalicão

A Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco de Vila Nova de Famalicão acaba de vencer o Prémio Maria José Moura − Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2020 (7ª Edição), com o projeto “ODS: Juntos mudamos o mundo”.

Na sua apreciação do projeto, o júri destacou a relevância do tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030 associado às ações promovidas pelas bibliotecas públicas municipais, e a forma articulada como permite promover a coleção da biblioteca municipal e de outras fontes de informação e a sua relação com diferentes estratégias para os diversos segmentos de público.

O “Prémio Boas Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais” foi instituído pela Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2014, para premiar anualmente serviços ou projetos inovadores e de grande impacto na comunidade, desenvolvidos pelas bibliotecas públicas municipais portuguesas.

Foram ainda atribuídas menções honrosas aos projetos da Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca, de Castro Verde, intitulado “Clube do Conto”, e ao projeto da Rede de Bibliotecas de Lisboa, designado “Aberta a todas as pessoas: servir a comunidade LGBTI na sua biblioteca”. O júri entendeu ainda destacar e saudar todas as bibliotecas que responderam aos desafios suscitados pela pandemia de Covid19, designadamente as bibliotecas de Alpiarça, Anadia, Mealhada, Oliveira do Hospital e Pombal.

O projeto, ODS: Juntos Mudamos o Mundo, é dinamizado pela Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, de Vila Nova de Famalicão e visa dar a conhecer e sensibilizar a comunidade para os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Na sequência do Concurso de Escrita Criativa “Todos por um mundo melhor”, iniciativa deste projeto, está a ser criada uma coleção de livros interativos, a “Estante Virtual” que será constituída pelos 17 contos interativos representativos dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Até à data, já se encontram disponíveis quatro contos na “Estante Virtual”, alojada no site da biblioteca: “As preocupações de Mariana”, relativo ao ODS 1 (Erradicar a pobreza); “A fada de bom coração” referente ao ODS 2 (Erradicar a Fome); “A ilha dos doces”, dedicado ao ODS 3 (Saúde de Qualidade); “O exemplo de Alice” respeitante ao ODS 4 (Educação de Qualidade). Veja também a nossa notícia de março de 2021 sobre este projeto.

Com a atribuição deste prémio pretende-se partilhar e divulgar as boas práticas, contribuindo para o reconhecimento e para a valorização do papel social das bibliotecas públicas.

O prémio tem o valor monetário de 4.500 euros, destinados à aquisição de recursos e serviços para a melhoria da qualidade dos serviços de biblioteca.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS