Sábado, Abril 13, 2024
18.4 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos vai criar cinco parques fluviais nas margens do Rio Cávado

Barcelos vai criar cinco parques fluviais nas margens do Rio Cávado

© CM Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos aprovou hoje o “MasterPlan” do corredor do rio Cávado, que prevê criar cinco parques fluviais e um Ecoparque.

Serão criados o Parque Fluvial de Mariz, Parque Fluvial de Barcelos e Barcelinhos, Parque Fluvial de Tamel São Veríssimo, Parque Fluvial de Manhente, Parque Fluvial de Areias de Vilar e o Ecoparque do Cávado.

Segundo o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, este “é um passo decisivo para ligar as pessoas ao rio, um passo importantíssimo na concretização de um projeto que se pretende potenciador de atratividade ao desporto, lazer, recreio e convívio ao ar livre, em comunhão e fruição das pessoas com a natureza. A aprovação deste documento balizador das intervenções que venham a ser executadas ao longo do rio é também o cumprir de mais um objetivo do nosso compromisso eleitoral, o que naturalmente me deixa muito feliz”.

A proposta do MasterPlan abrange uma área de 742 hectares e compreende as duas margens do rio Cávado ao longo de todo o concelho de Barcelos. Na margem direita, aponta para um potencial percurso de passadiço de 22km e na margem esquerda para uma ecovia potencial de 24 km. Os percursos destinados à mobilidade suave e trilhos entre margens têm uma extensão de cerca de 49km, interligando-se entre si por açudes e pontes, oferecendo circuitos que atravessam distintas paisagens.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES