Sexta-feira, Fevereiro 3, 2023
7.8 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos: Theatro Gil Vicente registou melhor ano de sempre

Barcelos: Theatro Gil Vicente registou melhor ano de sempre

© CM Barcelos

No ano em que comemorou 120 anos de existência, o Theatro Gil Vicente, em Barcelos, registou os melhores resultados de sempre em número de espetáculos e taxas de ocupação, desde que reabriu portas, no ano de 2013.

Em 2022, o TGV acolheu 252 iniciativas, das quais 43 foram realizadas no âmbito do programa “fora de portas”, desde produções próprias, coproduções, espetáculos, residências e instalações artísticas, conferências, exibições cinematográficas, exposições e sessões de serviços educativos, tendo participado nestes eventos 25.782 pessoas. Este valor corresponde a uma taxa de ocupação de 65,5% ultrapassando em 6% a melhor taxa verificada até agora.

No que respeita ao Serviço Educativo do Teatro – direcionado aos públicos do pré-escolar, ensino básico e ensino secundário – foram promovidos 29 espetáculos a que corresponderam 53 sessões.

Grande parte da dinâmica registada ao longo do último ano incidiu na realização de espetáculos com a participação de artistas barcelenses, numa estratégia vocacionada para a promoção dos agentes culturais locais. Simultaneamente, o Theatro Gil Vicente tem procurado apresentar uma programação de grande diversidade cultural, cruzando espetáculos de artistas consagrados com outros protagonizados por artistas emergentes.

O balanço registado, tanto em número espetáculos como de espetadores, reflete também o retorno do financiamento obtido pela candidatura do Município à programação da DGArtes para o quadriénio 2022-2025 e do apoio à modernização técnica do teatro financiada pelo PRR

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS