Terça-feira, Maio 21, 2024
14 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos recebeu Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais

Barcelos recebeu Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais

© CM Barcelos

O Município de Barcelos recebeu, esta quarta-feira, na Casa da Criatividade e no Museu de Olaria, o Encontro Nacional da Rede Portuguesa das Cidades Interculturais, que contou com a presença de técnicos das cidades que compõem esta rede.

Na sessão de abertura, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, deu as boas-vindas aos presentes, dizendo ser “um privilégio acolhermos na Casa da Criatividade esta iniciativa, pois é um espaço que pretende consciencializar a comunidade para a importância da diversidade das expressões culturais, incluindo as mais tradicionais, reforçando o papel dos criativos e promovendo o intercâmbio e a interculturalidade”.

Ao longo da manhã foi apresentado o balanço de 2023 dos projetos e resultados, assim como apontadas as prioridades para 2024. Já no período da tarde teve lugar a apresentação do trabalho desenvolvido ao nível da interculturalidade no concelho de Barcelos.

A encerrar o encontro, o vereador António Ribeiro salientou que com esta jornada de trabalho “ficamos todos a ganhar, celebrando as diferenças”. O responsável pela Ação Social acrescentou que “não são as diferenças que nos dividem, mas a forma como lidamos com elas”. “Eliminar o discurso do ódio, é um compromisso de todos nós. E em Barcelos é isso que queremos. Chegamos todos os dias e achamos que é sempre dia de recomeçar. Os outros somos nós em muitas circunstâncias”, disse.

A Rede Portuguesa de Cidades Interculturais integra um conjunto de municípios empenhados em criar cidades mais inclusivas e que tem como prioridades promover a diversidade local e acolher famílias recém-chegadas.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES