Sábado, Julho 20, 2024
21.2 C
Braga
RegiãoBarcelosBarcelos promove seminário de abertura do ano letivo 2023/2024

Barcelos promove seminário de abertura do ano letivo 2023/2024

© CM Barcelos

Antecedendo o arranque do novo ano escolar, o Município de Barcelos promoveu, esta quarta-feira, o seminário “Educamos Juntos”, que reuniu no auditório dos Paços do Concelho cerca de 250 participantes, entre docentes, técnicos especializados e direções de Agrupamentos de Escolas. O encontro visou promover reflexões sobre a importância da educação como direito fundamental e essencial para o desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade.

No decorrer deste seminário, foi também apresentada e entregue a cada um dos presentes a “Revista Educação – Boas Práticas”, na qual constam diversos projetos educativos realizados pelas escolas dos Agrupamentos Escolares.

Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino, sublinhou a importância do tema do seminário, considerando que “pais, encarregados de educação, professores, auxiliares, assistentes, todos educam juntos e todos somos importantes para criar as condições para desenvolvimento das nossas crianças”.

Considerando que “qualquer concelho, qualquer país, qualquer sociedade só consegue evoluir, e só consegue desenvolver-se, se apostar de uma forma séria, consistente e prioritária na educação”, o autarca deu o exemplo da “importância da educação na sociedade ao relembrar que foi a aposta na escolaridade obrigatória que fez com que Portugal deixasse de ter o flagelo do trabalho infantil, que ainda se verificava na década de 90 do século passado”.

Salientando o papel dos professores e da restante comunidade escolar no êxito das estratégias educacionais, Mário Constantino Lopes enalteceu o trabalho que os docentes fazem nas escolas, “trabalho de motivação, de insistência, e de perseverança tão fundamental para formar, educar, dar competências às nossas crianças, aos nossos jovens, para que assim possam ficar mais capacitados para a construção do seu futuro”.  No final, o presidente da Câmara deixou votos de um bom ano letivo e pediu “olhem e cuidem das nossas crianças”.

PARTILHE A NOTÍCIA

LEIA TAMBÉM

PUBLICIDADE

NEWSLETTER

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

REPORTAGEM

POPULARES