Sexta-feira, Janeiro 27, 2023
3.9 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos procede à poda de 300 árvores

Barcelos procede à poda de 300 árvores

© CM Barcelos

O Município de Barcelos está a proceder à poda de cerca de 200 árvores no Campo da Feira, a que se seguirão mais 100 no Parque Municipal. Esta operação faz parte de um conjunto de trabalhos que resultam da aprovação de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Programa de Apoio à Transição Climática “Intervenções de resiliência dos territórios face ao risco – (re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano”, financiado pelo COMPETE 2020.

Anteriormente tinham sido abatidas dez árvores naquele espaço, tendo as mesmas já sido substituídas, numa intervenção cujos trabalhos estão integrados e financeiramente pela candidatura do Município ao referido programa.

Os trabalhos incidem “na realização de corte de ramos e aplicação de podas corretivas, formativas, sanitárias e de segurança”. O objetivo é “aumentar o conforto microclimático, visual e acústico dos espaços exteriores”.

Programa Ilhas Verdes – âmbito, objetivos e prioridades visadas

No texto que enquadra o programa Ilhas Verdes, é referido que “as árvores são um meio natural para o arrefecimento do meio ambiente urbano através do aumento dos espaços verdes e da criação de ilhas-sombra. Se, por um lado, o ensombramento permite reduzir os efeitos das ondas de calor e o combate às alterações climáticas, por outro, contribui para o desenvolvimento de soluções de base natural que permitem melhorar os serviços de ecossistemas em meio urbano, tais como o sequestro de carbono, a minoração dos efeitos da poluição, a depuração do ar ou o suporte de biodiversidade. Como tal, é necessário investir na arborização crescente de espaços verdes e artificializados em meio urbano. A adoção destas medidas terá um impacto positivo ao nível da resiliência, sustentabilidade e coesão territorial, sendo fundamental para a transição para uma economia verde e o combate às alterações climáticas”.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS