
Para assinalar a Páscoa, festa de cariz religioso com grande tradição em Barcelos e na região, o Município volta a promover um vasto programa de animação destinado a atrair o maior número de pessoas à cidade e ao concelho.
Em colaboração com diversas instituições, entre as quais a ACIB, o arranque da programação acontece já no próximo sábado, dia 12, das 10:00 às 12:00, com a atividade “Pinturas Faciais – Páscoa Divertida”, na Biblioteca Municipal de Barcelos. Às 21:30, é a vez da Igreja Paroquial de Santa Marinha de Paradela receber o concerto de Páscoa, pelo Grupo Coral Magistrói.
No dia seguinte, domingo 13, tem lugar a peregrinação a cavalo à Sra. Aparecida, com saída do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz pelas 09:00. No mesmo dia, pelas 15:00, é inaugurado, no Largo Dr. José Novais, o Tapete Floral da Páscoa, elaborado pela Fábrica da Igreja de Alheira. Às 16:00, no Largo da Porta Nova, há uma prova de Doces de Romaria e, mais tarde, pelas 18:00, realiza-se, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, o Concerto de Páscoa, pelo Quarteto EMAR.
O programa de animação de Páscoa prossegue, nos dias 15 e 16, com atividades na Biblioteca Municipal: no dia 15, a hora do conto “Para onde foram os ovos da Paulinha?” (entre as 17:00 e as 18:30) e, no dia 16, a oficina “Decora o teu ovo” (entre as 17:00 e as 18:30).
No dia 17, entre as 10:00 e as 16:30, no Largo da Porta Nova, decorre a atividade “Páscoa com Arte”, com pintura coletiva de ovos gigantes, com os artesãos Hélder Ferreira e Jesus Pias.
O programa encerra, no dia 18 de abril, com a atividade “Recriação ao vivo da Paixão de Cristo”, pelo Grupo Lírios do Neiva, com início no Paço dos Condes de Barcelos e término no Largo da Porta Nova. A atividade inicia às 21:30.
Além das atividades promovidas pelo Município, a ACIB também apresenta programação de animação de Páscoa, entre os dias 10 e 22 de abril, nomeadamente, na Avenida da Liberdade, com Aldeia do Coelhinho da Páscoa, pista de trânsito, comboinho, teatro e animação de rua, e “vila doce” – um espaço dedicado ao pão de ló e doçaria da época.
Na Praça Pontevedra ficará instalada a aldeia infantil e, no Campo 5 de Outubro, a Biblioteca de Páscoa.