
A freguesia de Martim, em Barcelos, volta a realizar as festas de Santo António com um cartaz de luxo, após paragem forçada de dois anos causada pela pandemia da Covid-19.
O programa decorre de 13 a 19 de junho e contará com as atuações de Fernando Daniel, José Malhoa, Augusto Canário e Rosinha. De 10 a 18 de junho, decorrem as novenas em honra de Santo António.
As festas terão início a 13 de junho, às 21:00, com a celebração de uma Missa na Capela de Santo António e com a benção e oferta de pão. Às 22:00 sobe ao palco o cantor Augusto Canário e Amigos e às 00:00 será lançada uma sessão de fogo de artifício.
No dia 15 de junho, o arraial será animado a partir das 22:00 com a Banda Mylennium. Às 00:00 será lançada uma sessão de fogo de artifício e posteriormente a Banda Mylennium continuará a animar a noite.
No dia 16 de junho, às 22:00, as festas contarão com a atuação de Rosinha e a noite será encerrada com uma sessão de fogo de artifício.
Dia 17 de junho, durante a tarde, decorre um programa especial da Rádio Barcelos no recinto de Santo António e às 22:00 sobe ao palco o cantor José Malhoa. Às 0:00 será queimada uma sessão de fogo de artifício e às 0:30, a noite será animada com música About The 90’s.
No sábado, dia 18 de junho, às 08:00, os Zés Pereiras “Os amigos D’areia de Darque” percorrem as ruas da freguesia. A partir das 22:00, começa o arraial com João Dantas, seguido da atuação de Fernando Daniel. Às 00:30 será lançada uma sessão de fogo de artifício e à 01:00, a noite será animada por DJ Pete.
No domingo, dia 19 de junho, decorre uma Salva de Morteiros e às 10:00 será celebrada uma Missa em honra de Santo António, acompanhada musicalmente pelo Grupo Coral de Martim e transmitida em direto na Rádio de Barcelos. Às 14:00 dará entrada a Fanfarra dos Escuteiros da Pousa e às 15:00 dará entrada no recinto a Banda Musical de São Cristóvão de Rio Tinto, Gondomar. A partir das 16:00 decorrem os atos religiosos na Igreja Paroquial de Martim, seguido da majestosa procissão com vários andores, centenas de figurantes, acompanhada pela banda de música e fanfarra convidadas. Às 20:00 começa o Festival de Folclore com a atuação do Rancho Folclórico das Lavradeiras de São Martinho da Gandra e do Rancho Folclórico da Casa do Povo de Martim.
As festas serão encerradas com uma grandiosa sessão de fogo de artifício.