
Barcelos inaugurou o troço urbano da Ecovia do Cávado, percurso de 2.300 metros, entre a Ponte Ferroviária e o lugar de Souto dos Burros, na margem esquerda do rio.
A Ecovia do Cávado teve um custo de 1 milhão e 278 mil euros, financiada pelo FEDER no valor de 827 mil euros.
O troço agora inaugurado desenvolve-se na margem esquerda do rio e insere-se no projeto “Ecovia do Rio Cávado entre Fornelos e Pousa”, que depois de concluído terá numa extensão de mais de 22 quilómetros. Faz parte de um projeto mais global que, após estar completamente executado, ligará o litoral (Esposende) ao Parque nacional da Peneda-Gerês.
O presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes disse que “esta obra faz parte de um plano muito mais alargado de valorização do Rio Cávado e da dinamização das suas Frentes Ribeirinhas”.
Convidado para presidir à inauguração oficial da ecovia urbana de Barcelos, o ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, vincou a importância desta trilogia no desenvolvimento sustentado da economia, da potenciação dos recursos paisagísticos e do aproveitamento para atividades de lazer e desporto ao ar livre.
Na inauguração esteve também presente o presidente da Junta de Barcelinhos, José Rui Peixoto, e o autor do projeto, arquiteto Bruno Costa.