Domingo, Agosto 7, 2022
24.4 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos homenageia artesão de 94 anos com exposição

Barcelos homenageia artesão de 94 anos com exposição

© CM Barcelos

Já está patente na Sala da Capela do Museu de Olaria, em Barcelos, a exposição “Memórias Nascidas do Barro” de Fernando Morgado. A mostra abriu ao público no sábado passado e pode ser visitada até ao dia 3 de abril. Simultaneamente à exposição, foi publicada, em formato digital, a história de vida do barrista, que pode ser lida no site do Museu de Olaria.

Fernando Morgado é um dos artesãos de Barcelos que melhor retrata a temática das tradições e do mundo rural no Minho. É um trabalho único, todo ele realizado manualmente, cozido, pintado à mão, e amplamente marcado pela expressividade que transmite, assim como pela utilização de tons da natureza onde predominam cores pastel.

Nascido em Galegos Santa Maria, no dia 15 de outubro de 1927, desde a sua meninice que o barro é presença constante na sua vida.

Hoje com 94 anos já não produz o seu tão amado figurado e por isso mesmo, mais importante é que possa conhecer a sua obra. Na abertura da mostra, a vereadora da Cultura, Elisa Braga, salientou o percurso de vida do barrista e enalteceu a criatividade singular do autor que com o seu figurado contribui para a sedimentação da identidade arte popular barcelense.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS