Sábado, Dezembro 10, 2022
9.9 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos garante redução de impostos municipais

Barcelos garante redução de impostos municipais

© CM Barcelos

A Câmara Municipal de Barcelos vai continuar a política de redução de impostos às empresas e famílias que se irão refletir já no próximo ano, após a aprovação do Plano e Orçamento para 2023. A garantia foi deixada esta tarde pelo vice-presidente da Câmara, na cerimónia de abertura do Fórum Regional do Comércio, que se realizou hoje, no Theatro Gil Vicente, na cidade de Barcelos.

Domingos Pereira, que tem a tutela do Pelouro das Atividades Económicas e Gestão Financeira do Município, depois de elencar as medidas fiscais medidas que o atual Executivo tomou em 2022, anunciou que a redução da carga fiscal municipal vai ser reforçada no próximo ano, garantido que vai diminuir a taxa da Derrama que incide sobre as empresas, vai baixar o IMI – Imposto Municipal sobre Imóveis – que é calculado com base no valor patrimonial tributário dos imóveis situados em território nacional, reduzir a cobrança do IRS, na parte que diz respeito ao Município, diminuir a taxa de mercados e feiras em 50% e continuar com a isenção de taxa de esplanadas. Além da vertente fiscal, Domingos Pereira, sublinhou que “o desenvolvimento do comércio é importante para dinamização económica do concelho”, realçando a aposta numa agenda cultural atrativa como forma de dinamização das atividades económicas, destacando os eventos ligados à gastronomia, a aposta na promoção dos vinhos, a dinamização dos Caminhos de Santiago, entre outros, como exemplos de uma estratégia integrada de promoção territorial.

Antes, já o presidente da ACIB, João Albuquerque, tinha agradecido “o empenho da Câmara Municipal” mostrando-se satisfeito com a “proximidade com a autarquia, no sentido de trabalharmos juntos e voltar a colocar em cima da mesa vários projetos estruturantes” para o concelho.  Salientando que o comércio funciona como motor de arranque, Albuquerque referiu: “temos de puxar pela economia do território, porque temos um concelho com serviços, turismo, e comércio dinâmicos, com empresários de grande resiliência.

Secretária de Estado aposta na digitalização, sustentabilidade, coesão territorial e capacitação

Convidada especial deste Fórum Regional do Comércio, Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, apontou os quatro grandes vetores capazes de dinamizar o setor: “digitalização, sustentabilidade, coesão territorial e capacitação”. A governante afirmou que estará “sempre disponível para trabalhar com a ACIB e a Câmara Municipal, no sentido de tentar solucionar os problemas que Barcelos enfrenta na questão do comércio”.

Rematou agradecendo a todos os empresários “a resiliência e a responsabilidade que tiveram ao aguentar as suas empresas em tempos tão difíceis, caso da pandemia, da guerra e da inflação”.

Recorde-se que este Fórum Regional do Comércio foi organizado pela ACIB, em parceria com a Câmara Municipal de Barcelos e Confederação de Comércio e Serviços de Portugal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS