Quarta-feira, Dezembro 7, 2022
14.4 C
Braga
InícioRegiãoBarcelosBarcelos celebra centenário do nascimento de José Saramago

Barcelos celebra centenário do nascimento de José Saramago

© Fundação José Saramago

Saramago 100 Tempo (em Barcelos) é o título de uma instalação de rua que pretende assinalar o centenário do nascimento do escritor José Saramago, evocando a sua passagem por Barcelos em 1979 e 1980, durante a qual fez apontamentos sobre a cidade e algumas localidades, entre elas as freguesias de Abade de Neiva, Balugães, Vila Seca, Gilmonde, que depois publicou na obra “Viagem a Portugal”.

Esta é uma das muitas atividades com que o Município de Barcelos assinala o centenário do nascimento do escritor, e nobel da literatura, José Saramago, que vão decorrer de 14 a 19 de novembro, em diversos locais da cidade, incluindo a Biblioteca Municipal, as escolas do concelho e o centro histórico da Cidade.

Leituras centenárias, recitais, espetáculo de poesia e música e projeção do filme “José e Pilar” fazem parte da programação preparada para assinalar a data. Assim, no dia 14, às 10:30, pode assistir à projeção do filme “José e Pilar”, uma colaboração Cineclube Zoom, na Biblioteca Municipal; no dia 16, decorre nas Bibliotecas Escolares do Ensino Secundário a iniciativa “Leituras Centenárias” e, nas Bibliotecas Escolares, do 1.º -2.º e 3.º ciclo, a “Leitura da Lenda do Galo de Barcelos nas palavras de José Saramago”.
Destaque para o dia 18 de novembro, às 10:30, para um roteiro cultural dedicado a José Saramago, com a visita a alguns locais, no centro da cidade de Barcelos, referenciados na obra “Viagem a Portugal”. Ainda no dia 18, à noite, a Biblioteca Municipal recebe o espetáculo de leitura e música pelos alunos das escolas secundárias Alcaides de Faria, Barcelos, Barcelinhos, Vale D’Este, Vale do Tamel e Vila Cova.

No dia 19, às 21:30, é a vez da Associação D’Improviso apresentar o “Expresso das Letras 2022”, espetáculo de poesia e música dedicado a José Saramago, e Agustina Bessa Luís.

Recorde-se que o Município de Barcelos, já iniciou as comemorações do centenário do nascimento nobel da literatura, no mês passado, com a inauguração da exposição “Palavras e Silêncio em José Saramago”, de Ana Carvalho, que está patente até 30 de novembro, na Biblioteca Municipal.

As comemorações do centenário de Saramago têm como objetivos a celebração e divulgação e a aproximação dos leitores à obra literária de José Saramago.

Nascido a 16 de novembro de 1922, José Saramago foi Prémio Nobel da Literatura em 1998 e galardoado com o Prémio Camões em 1995, um dos maiores prémios de língua portuguesa. Autor de mais de 40 títulos, o escritor faleceu a 18 de junho de 2010, deixando uma vasta herança literária e um legado que enriquece a cultura portuguesa.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS

MAIS LIDAS